Cotidiano

Parcelamento de tributos municipais no cartão de crédito estará disponível a partir de sexta

publicado em 23 de setembro de 2020 - Por BJD
Maquininhas de cartão foram instaladas na Central de Atendimento Agiliza para atendimento aos contribuintes (Gerson Gomes/Bragança-Jornal)

A partir da próxima sexta-feira, 25 de setembro, o contribuinte de Bragança Paulista poderá pagar impostos e taxas municipais através do cartão de débito ou até mesmo parcelar no cartão de crédito.

De acordo com a Prefeitura, a medida visa desburocratizar o processo de pagamento de tributos e facilitar os procedimentos administrativos.

O secretário municipal de Finanças, Luciano Aparecido de Lima, informou ao Bragança-Jornal que os guichês da Central de Atendimento Agiliza, no Palácio Santo Agostinho, começaram a receber as maquininhas de cartão nesta semana.

Além do IPTU, poderão ser pagos nessas novas modalidades o ITBI, ISSQN, taxas tributárias, multas tributárias e não tributárias e outros débitos lançados, gerados ou cobrados pelo município, parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito.

“Muitas pessoas esquecem ou deixam de pagar o imposto, mas não a fatura do cartão. Essa medida visa diminuir a inadimplência, evitando que o contribuinte seja inscrito em dívida ativa. Além disso, o recurso parcelado entra em uma única vez no caixa da Prefeitura, no dia seguinte à operação”, disse o secretário de Finanças em recente entrevista.

Além da Central Agiliza, o contribuinte pode optar pela forma de pagamento pelo site da Prefeitura ou no aplicativo “Cidadão Bragantino”.

Sobre as taxas que as operadoras de cartão cobram, o secretário Luciano explicou que “elas estão dentro dos padrões da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Banco Central do Brasil (BC), dentro dos limites permitidos de cobrança para que o contribuinte possa escolher o formato de pagamento”.

No momento do pagamento, será apresentada ao contribuinte uma simulação dos valores a serem parcelados no cartão de crédito, de acordo com a bandeira. Com a baixa dos débitos, de forma imediata, a certidão negativa de débitos estará disponível instantaneamente, seja pelos canais eletrônicos ou atendimento presencial.

Conversas no Facebook