Cotidiano

Outono começa nesta quarta com previsão de chuva e temperatura amena

publicado em 18 de março de 2019 - Por BJD
No outono normalmente diminui o número de pessoas que praticam caminhadas no Lago do Taboão (Crédito: Arquivo/Bragança-Jornal)

O outono deve chegar com chuva e temperatura amena às 18h58 de quarta-feira, 20, no Estado de São Paulo. Diferente do ano passado, que predominou o frio, a nova estação, ainda sob influência do fenômeno El Niño, terá características de frio com curta duração.

Nesta segunda-feira, 18, e terça-feira, 19, o ar quente e úmido predomina sobre o Estado de São Paulo. Na quarta-feira, 20, teremos passagem de uma frente fria que vai trazer para o Estado de São Paulo ventos frios de origem polar que vão aliviar o calor.

Segundo o Climatempo, uma das principais características do outono na Região Sudeste do Brasil é a redução da frequência e do volume médio de chuva. O outono de 2019 será a influência de um El Niño, que mesmo estando com fraca intensidade, vai influenciar a chuva e a temperatura da estação. Este El Niño deve atuar até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

De forma geral, o outono terá menos frio do que poderia ter. A primeira onda de frio com força para realmente derrubar a temperatura deve ser na primeira quinzena de maio. Os eventos de frio relevante duram poucos dias e os temporais diminuem muito em São Paulo.