Cotidiano

ONG Reparação realizará 11ª ação na cidade

publicado em 21 de abril de 2018 - Por BJD
Divulgação

Fundada em 2013, a Reparação é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos que tem como um de seus objetivos propiciar moradia digna a famílias em estado de vulnerabilidade social.

Neste final de semana, mais de 100 colaboradores da ONG estarão no Green Park, zona norte da cidade, para a ‘11ª Reparação’. ‘Lar doce Lar’, ‘Construindo um sonho’ são alguns dos quadros de programas de televisão que utilizam histórias de muitas famílias brasileiras para reformar casas. A Reparação também constrói sonhos e proporciona um lar digno às famílias, mas com um diferencial: sem sensacionalismo. Nesta semana, o BJD conversou com o presidente da ONG, André Prata Garcia, que comentou um pouco sobre as atividades da entidade.

A escolha das famílias é bastante criteriosa. “Buscamos sempre famílias que necessitam e que mereçam receber esse trabalho”, disse André. O responsável pela entidade comentou sobre a 11ª ‘reparação’, termo usado por ele para identificar o número de ações feitas.

Muitos voluntários ajudam na reforma das casas. Neste final de semana, mais de 100 colaboradores estarão no Green Park

Antes da ação, com os voluntários, há a ‘pré-reparação’, que consiste em fazer obras estruturais. “São contratados pedreiros profissionais. Com os voluntários, são feitos serviços para cobrir telhado, chapiscar parede, colocação de moveis, entre outros”, descreveu. Para a ação deste final de semana, há 104 voluntários inscritos.

André disse ainda que para cada ação é aberta inscrição para voluntários. “É muito grande o número de pessoas que querem participar das reparações”. Antes de cada ação, os diretores da ONG reúnem os voluntários para passar todas as orientações necessárias, como instrução de segurança, o que será feito na obra, etc.

A ONG Reparação sobrevive de doações, tanto em dinheiro, quanto de materiais. “Não temos vínculo políticos, nem religiosos. Ninguém está aqui para se promover e cada um tem seu credo. A ONG reforma casas, buscamos dar moradia digna”, completou André, que finalizou dizendo que todas as entregas são emocionantes.

A ONG foi idealizada em 2013 pelo arquiteto Leonardo Finamor. Desde então, 10 casas já foram reformadas. Mais informações pelo site: www.reparacao.org.br. A sede da ONG está localizada na Alameda XV de Dezembro, no Jardim Dr. Júlio de Mesquita.

TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA

Na próxima terça-feira, 24 de abril, a Câmara irá votar o projeto de lei 8/2018, que declara de utilidade pública a ONG Reparação. A iniciativa é dos vereadores Sidiney Guedes (PMN) e Rita Leme (DEM).