Cotidiano

Obras de reforma e restauro do Colégio São Luiz e Teatro Carlos Gomes são entregues

publicado em 3 de julho de 2020 - Por
Patrimônio histórico, prédio ganhou nova iluminação na fachada

Na noite da última segunda-feira, 29 de junho, a Prefeitura de Bragança Paulista entregou a 3ª fase das obras de reforma e restauro do prédio que no passado abrigou o Teatro Carlos Gomes e o Colégio São Luiz, que futuramente será transformado em Centro Cultural.

Após anos abandonado e alvo de constantes invasões e depredações, chegando em 2009 a pegar fogo e ficar praticamente em ruínas, a Prefeitura, no dia 3 de janeiro de 2019, anunciou a retomada das obras de reforma e restauro no prédio, que estavam paralisadas, a fim de fortalecer a cidade como destino turístico e cultural.

Para a entrega desse patrimônio histórico à comunidade, foi realizada uma solenidade composta por um espetáculo audiovisual, com projeção na fachada do prédio como as que ocorreram no Natal de Luz 2019, além de apresentação musical com Danilo Stollagli e Zoe Ramsden, shows de luzes e pirotécnico.

O secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, que prestigiou a solenidade, saudou a presença de todos e destacou a importância da construção devido ao seu porte e significado histórico. “Essa obra é um ato histórico. Ela alonga o escopo da nossa existência e age em todas as áreas, cantos e formas”, afirmou.

Autoridades descerram a faixa de inauguração do prédio

O deputado estadual Edmir Chedid, também presente à solenidade, destacou: “O Colégio São Luiz é a paixão dos bragantinos, é um prédio histórico que nos emociona e será palco de inúmeras manifestações culturais. Estamos entregando mais uma obra graças aos esforços do secretário Vinicius Lummertz junto ao Estado. Foi por muito amor empenhado aqui que conseguimos entregar esse prédio”.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Lúcia Pereira, celebrou mais uma conquista para o setor cultural e turístico. “Fico contente ao falar sobre essa obra, porque ansiamos há anos a recuperação desta construção de valor inestimável ao município”.

O vice-prefeito, Amauri Sodré, disse que “em breve, vamos usufruir deste belíssimo prédio”.

O prefeito Jesus Chedid gravou um depoimento em vídeo, que foi transmitido durante a solenidade. “Hoje estamos entregando o imóvel do antigo Colégio São Luiz, futuro Centro Cultural, dono de anos de histórias e realizações. O prédio era um escombro, acumulou inúmeras dívidas de outras administrações depois de anos esquecido. Após meses de luta do deputado Edmir Chedid junto ao Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, conseguimos reaver o convênio e hoje estamos entregando ao município e à cultura local mais uma construção. Em breve, o espaço será um centro difusor de inúmeras manifestações culturais” afirmou.

Devido à complexidade da obra, a Prefeitura contratou uma empresa para fazer o gerenciamento dos serviços, que ficou a cargo da empresa Kingline Consultoria em Soluções de Engenharia.

A construção conta com saguões, átrio, teatro de arena para 100 espectadores, galeria de arte, salões de exposições, salas para oficinas, workshops e cursos, recepção, pátio, guarita, sanitários, camarins, 8 salas de aula, administrativo, secretaria, elevadores, Teatro Carlos Gomes para 284 espectadores com mezaninos, sala de apoio, Secretaria de Cultura e Turismo, biblioteca adulta com acervo para 22.500 livros e biblioteca infantil mais sala de leitura, salão de atos públicos, elevador panorâmico, entre outros espaços totalmente adaptados para acessibilidade.

No estágio final das obras, o antigo Colégio São Luiz e futuro Centro Cultural receberá mobiliário, toda estrutura do teatro, tratamento acústico, equipamentos de som e áudio, sancas, molduras, luminárias, dispositivos de acessibilidade universal, telefonia e rede, entre outros.

Conversas no Facebook