Cotidiano

Obras de desassoreamento do lago da Hípica Jaguari estão concluídas

publicado em 14 de dezembro de 2020 - Por BJD
A prefeitura já contratou a empresa que será responsável pela revitalização do entorno (Secom)

Após anos assoreado, o Lago da Hípica Jaguari readquire seu espelho d’água. O serviço de desassoreamento foi concluído pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e deu fim a um imbróglio de mais de uma década.

Em janeiro deste ano, em visita à cidade, o vice-governador Rodrigo Garcia, na época Governador em exercício, assinou um contrato autorizando a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Sabesp, adotar as providências necessárias visando à execução de obras civis para adequação das margens, do barramento e desassoreamento do local. O investimento para esse serviço foi de R$ 3,7 milhões, executado pelo consórcio CCL Bragança, composto pelas empresas Construrise Engenharia Ltda, Coteg Construções e Gabiões Ltda e LTD Engenharia Ltda. As obras contemplaram os serviços de limpeza e dragagem do fundo do lago, além da proteção das margens com a implantação de gabiões.

A administração está realizando as obras de infraestrutura do entorno, com a pavimentação de ruas nas proximidades: Benedito Pereira (trecho 2 e 3), Ligia Suppioni (trecho 2), Alberto Razera e Projetada, as quais receberão a implantação de guias, sarjetas, drenagem pluvial e massa asfáltica. Esse trabalho foi necessário como medida de contenção dos sedimentos e evitar que o lago seja assoreado novamente.

Além disso, a prefeitura já contratou a empresa responsável pela revitalização do entorno do lago, com obras de paisagismo, pista de caminhada, entre outros, para transformá-lo em um parque.

Paralelamente, a Prefeitura e Sabesp trabalham para obter dos órgãos ambientais as licenças para início da segunda fase da recuperação do lago, com o desassoreamento da parte da cabeceira à jusante. O recurso para a execução da segunda fase da obra já foi disponibilizado pela Companhia, após pedido do deputado estadual Edmir Chedid ao vice-governador Rodrigo Garcia.

Conversas no Facebook