Cotidiano

Obras de acessibilidade são realizadas em 68 escolas

publicado em 29 de junho de 2020 - Por BJD
Escola Municipal Creusa Gomes de Azevedo, na Vila Municipal (Secom)

Na tarde da última quarta-feira, 24 de junho, foi realizada a cerimônia de entrega das obras de acessibilidade de 68 escolas da Rede Municipal de Ensino.

A solenidade simbólica aconteceu na Escola Municipal Creusa Gomes de Azevedo, na Vila Municipal.

Tendo em vista as particularidades de cada unidade escolar, entre as adequações feitas, estão: banheiros acessíveis, construção de rampas, aplicações de pisos táteis, substituição de corrimãos, sinalização em braile, vagas demarcadas, entre outros serviços, nos termos da legislação vigente. As obras foram divididas por etapas. Na Fase 1, concluída em 2018, foram realizados trabalhos em 19 escolas; na Fase 2, em 25 escolas; e Fase 3 em 24 escolas.

“É um trabalho importante, essencial e uma exigência legal. Todos os prédios públicos necessitam ter acessibilidade. Na cidade nenhuma escola estava adequada, mas a Administração Municipal reservou recursos financeiros para realizar essas adequações em todos os prédios.

Foram R$ 5,6 milhões para fazer acessibilidade nessas 68 unidades escolares. As obras já foram concluídas em 40 escolas e estão em processo de finalização em outras 28. Logo poderemos afirmar que todas as unidades de ensino do município são acessíveis a qualquer cidadão, independente da sua condição física”, disse o secretário Municipal de Educação, Adílson Moreira Condesso.

Atualmente o município tem 72 prédios escolares, cinco em construção, todos com acessibilidade. “É a universalização total da mobilidade das pessoas que tenham dificuldade na locomoção, desde uma criança até um professor ou responsável que esteja ou se dirija às unidades de ensino”, afirmou o deputado estadual Edmir Chedid, presente à solenidade.

Conversas no Facebook