Cotidiano

Museu Municipal: 54 anos de história

publicado em 16 de dezembro de 2020 - Por
Recentemente, o prédio passou por inúmeros reparos e restauração (Secom)

Inaugurado em 15 de dezembro de 1966, o Museu Municipal Oswaldo Russomano, símbolo de tradição histórica e cultural municipal, retrata a história de Bragança Paulista através dos mais de três mil itens de seu acervo, composto por objetos pessoais de grandes nomes da história do município, peças que simbolizam a época dos barões do café, dos constitucionalistas e a ocupação indígena do Guaripocaba e períodos de importante mudança cultural e tecnológica, o período imperial, a escravidão, a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Constitucionalista de 32 e objetos arqueológicos.

A atual administração entregou neste ano a reforma e restauração do Museu Municipal Oswaldo Russomano. O espaço passou por inúmeros reparos e adequação do espaço para Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) e de pessoas com mobilidade reduzida, bem como infraestrutura elétrica mostras interativas e digitais. Também foram restaurados e tratados diversos materiais originais da construção, como as janelas históricas, mantendo o desenho atual do prédio.

A reforma e restauro do espaço foi executada pelo valor de R$ 895.961,39, recurso oriundo do contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), pelo programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Modalidade Apoio Financeiro.

O Museu Municipal Oswaldo Russomano, localizado à Rua Cel. João Leme, 520 – Centro, está aberto para visitação por meio de agendamento. Mais informações pelo telefone (11) 4033-7566 ou 4034-6570 (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Conversas no Facebook