Cotidiano

Município se prepara para os riscos de queimada no período de seca

publicado em 7 de maio de 2022 - Por BJD
SECOM

A Secretaria do Meio Ambiente intensifica a partir deste mês as campanhas de prevenção e combate às queimadas.

As queimadas, infrações previstas na Lei de Crimes Ambientais, são recorrentes no município, principalmente no período de estiagem, de maio a setembro, cujo clima seco contribui para alastrar focos de incêndios, causando prejuízos à saúde da população, ao patrimônio e ao meio ambiente.

Segundo a Lei Municipal nº 4.236, de 22 de junho de 2011, são infrações administrativas passíveis de pena de multa: utilizar-se do fogo como método facilitador de capinação e/ou limpeza de terrenos; queimar resíduos; provocar incêndio em matas, florestas e/ou demais formas de vegetação nativa em qualquer estágio de desenvolvimento, localizadas ou não em áreas de preservação permanente e/ou áreas ambientalmente protegidas; entre outras ações e omissões ensejadoras de queimadas.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente orienta os munícipes a manterem os terrenos capinados e limpos; após a capinação, colocar o mato cortado em sacos bem fechados ou recipientes similares, dando-lhes destinação adequada; evitar a permanência de vegetação seca nas bordas dos terrenos onde possam atear fogo; promover a implantação de cercas ou construção de muros com a finalidade de dificultar o acesso de terceiros à área; manter constantemente aceiros (espaços de solo descoberto – chão de terra batida – na forma de faixas com pelo menos 2 metros de largura, no entorno do terreno e se possível no interior também)  com objetivo de isolar as chamas em caso de queimada, restringindo-as a uma única fração do local; não jogar bitucas de cigarro no chão; não soltar balões; não fazer fogueiras próximas a vegetação; não queimar móveis ou lixo.

Caso o cidadão se depare com um incêndio, deve ligar para o Bombeiro 193, Guarda Municipal 153 ou Defesa Civil (11) 4035-6037. Para denúncias, deve-se ter certeza do endereço e indicar um ponto de referência.

Os órgãos acima mencionados são competentes para combater os focos de incêndio, cabendo à Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente a autuação após o fato consumado, visando a aplicação das penalidades previstas em lei. Assim, cessado o incêndio, é possível denunciar o crime para Secretaria do Meio Ambiente por meio do canal E-ouve, disponível em https://eouve.com.br/#/

Defesa Civil participa de Oficina Preparatória para Operação Estiagem

Os agentes da Defesa Civil de Bragança participaram, na última semana, da Oficina Preparatória para Operação Estiagem 2022, realizada em Piracicaba-SP, ministrada pela Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros.

Durante o curso, os participantes aprenderam e aprimoraram seus conhecimentos sobre a correta utilização de EPIs, equipamentos de combate à queimada, e métodos de combate, controle e extinção dos incêndios florestais.

A participação dos agentes no curso prático, também garante ao município o direito de receber um kit de combate a incêndio contendo 5 abafadores e 2 bombas costais para combate a queimadas, 5 pares de luva de raspas de couro, 2 enxadões, 5 facões com bainhas, 5 óculos de proteção, 5 cantis de água e 2 lanternas.

Operação Corta Fogo 2022

 A Defesa Civil de Bragança Paulista também participou de treinamento sobre a Operação Corta Fogo 2022, no Centro Operacional Integrado (COI), sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.

A capacitação, ofertada pelo Corpo de Bombeiros de Bragança Paulista, foi ministrada pelo 2º Sargento PM Rodrigo Lopes. Foram abordados na teoria os temas: Definição da Operação Corta Fogo; Legislação Estadual sobre o Sistema Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios no Estado de São Paulo; Selo Verde e Azul e noções de prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

Já na parte prática do curso o foco foi na correta utilização dos EPIs e equipamentos de combate à queimada, e métodos de combate, controle e extinção de chamas.

O treinamento contou com a participação de integrantes da Defesa Civil de Bragança Paulista, Pinhalzinho e Pedra Bela, do 1º Sargento Inajar, 2º Sargento PM Rodrigo Lopes, Soldado PM Adriano, Soldado PM Emilyn e Soldado PM Joaldo, do Corpo de Bombeiros.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange