Cotidiano

Município promove ações para estimular produção sustentável

publicado em 9 de abril de 2022 - Por BJD
SECOM

O objetivo é fomentar a produção orgânica na região, que ainda é pequena

 Com a expectativa de incentivar produtores de Bragança Paulista a adotarem práticas agrícolas sustentáveis, a Administração Municipal, através Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios, tem dado suporte aos agricultores da cidade, oferecendo assistência técnica e cursos gratuitos de produção orgânica, que ainda muito pequena.

Conforme dados do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SISORG), administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, no dia 1 de abril, apenas 10 unidades produtivas do município estavam autorizadas a utilizar o selo de conformidade orgânica no município. Desses, três eram do tipo OCS (Organização de Controle Social), que só podem fazer venda direta, como em feiras. Ou seja, os produtos não podem ser vendidos por terceiros (quitandas, lojas ou supermercados).

Ainda, conforme os registros disponíveis no Sisorg, a quase totalidade da produção orgânica certificada do município é de Produção Primária Vegetal. Na região compreendida pelos 16 municípios do Escritório de Desenvolvimento Rural de Bragança Paulista/Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (EDR/Cati), o total de unidades produtivas certificadas é de 106 e está concentrada em Socorro (40) e Joanópolis (24).

Dia de Campo – No dia 26 de março, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios promoveu o Dia de Campo-Agricultura Orgânica, no Rancho Vivo, no Bairro Água Comprida.

O evento contou com exposição teórica sobre princípios de cultivo sustentável e sobre os passos e custos para obtenção do selo orgânico. Em seguida, os participantes realizaram uma visita técnica na área, onde conheceram uma criação de aves e o entreposto de ovos.

Além disso, os participantes conheceram os procedimentos adotados pelos produtores, dentre eles a autoprodução de adubo e a utilização de produtos químicos não danosos ao meio ambiente e à saúde humana.

 

 

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange