Cotidiano

Moradores da zona rural reclamam de constantes quedas de energia

publicado em 6 de novembro de 2020 - Por BJD
Imagem Ilustrativa

Moradores da zona rural de Bragança Paulista entraram em contado com a reportagem do Bragança-Jornal para reclamar das quedas de energia elétrica ocorridas recentemente.
Alberto Marino, morador do Bairro Curitibanos, disse que as quedas de energia são recorrentes e trazem transtornos aos moradores. “Quando chove ou venta, podemos esperar falta de energia e muitas horas de espera para normalização dessa desagradável situação. É muita falta de consideração”, desabafou.

Mas não é apenas no Curitibanos o problema. São registradas quedas em vários bairros, como nas regiões dos bairros das Araras e Bocaina.

Em contato com a concessionária Energia, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade, a assessoria de imprensa informou que “as ocorrências registradas entre os meses de setembro e outubro, e que afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes dos bairros rurais Curitibanos, Araras dos Pereira, Araras dos Mori e Bocaina, em Bragança Paulista, foram ocasionadas durante as fortes chuvas que atingiram a cidade”.

Ainda de acordo com a empresa, “os temporais, que registraram a queda de cerca de 400 raios, provocaram a queda de galhos de árvores e até árvores inteiras sobre a rede de média tensão que atende os bairros, provocando curtos-circuitos e o rompimento de cabos”.

A empresa afirmou que “em todos os casos acionou seu plano de contingência com equipes próprias e terceirizadas, atuou com segurança e equipamentos especializados, visando regularizar o fornecimento de energia o mais rápido possível”.

“É importante destacar que nas áreas rurais, por exemplo, o trabalho de recomposição do sistema é muito mais complexo por conta das dificuldades de acesso e dos pontos que foram danificados pelas quedas dos galhos e árvores; e mesmo diante de um cenário complexo, a Energisa segue um intenso cronograma de obras e manutenções no sistema elétrico que atende toda a cidade de Bragança Paulista e região.

Na rede elétrica que atende os bairros rurais citados, a empresa finalizou no mês de outubro uma série de intervenções, como a substituição de cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores e outros equipamentos.

Outro importante trabalho da distribuidora na localidade, e que contribui para a redução das interrupções no fornecimento de energia, são as podas de árvores. Os técnicos da empresa também finalizaram o trabalho de poda em árvores próximas a rede elétrica.

Esse importante procedimento contribui para evitar interrupções durante os temporais. O trabalho de poda é realizado de acordo com a legislação ambiental vigente”, destacou a empresa. “Os trabalhos realizados pela distribuidora têm como objetivo de minimizar as ocorrências e garantir a confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia para os clientes”, finalizou a Energia.

CÂMARA

Recentemente a Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano recebeu representantes da concessionária Energisa para tratar das reclamações em relação às quedas de energia em bairros da zona rural e urbana, e problemas de atendimento ao consumidor. Na ocasião, os vereadores apontaram diversos problemas e os representantes da empresa afirmaram que buscariam soluções.

Conversas no Facebook