Cotidiano

Mais de 1.600 profissionais da educação prestigiam palestra com Mário Sérgio Cortella 

publicado em 29 de janeiro de 2020 - Por BJD
Secretaria de Educação

Na última segunda-feira, 27 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação deu início à III Semana Pedagógica da Rede Municipal. Segundo o secretário da pasta, Adílson Moreira Condesso, mais de 1.600 profissionais da educação participaram da abertura, que teve como palestrante o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella, que ocorreu no salão de eventos do Clube Regatas Bandeirantes.

O tema tratado por Cortella foi “Gestão, Currículo e Inclusão: Valores Educacionais inadiáveis”. Aclamado pela plateia, Cortella deu início à palestra dizendo que se sentia muito honrado de estar na cidade onde nasceu o grande comunicador Cásper Líbero. A palestra teve como ponto de partida os cinco valores inadiáveis: humildade, sinceridade, integridade, pluralidade e solidariedade, que são a base para uma gestão e currículo em que a inclusão tenha alcance.

O professor deu como exemplo o pianista e maestro João Carlos Martins que no último final de semana voltou a tocar piano graças a uma luva biônica que permitiu que ele voltasse a ter o movimento dos dedos, abordando a importância de não desistir de seus ideais, bem como sobre a inclusão.

Cortella citou duas passagens do  filme E.T.: O Extraterrestre: a do toque dos dedos que faz uma alusão à pintura “A Criação de Adão”, obra de Michelangelo; e a fuga com as bicicletas voadoras. Falou sobre a importância do contato do professor com o aluno, pois muitas vezes ele é a única pessoa em que esse estudante pode confiar. “Ser educador é acreditar que a bicicleta voa e se juntarmos nossos dedos, ela realmente voa”, disse Cortella em referência que o professor sempre deve acreditar que a educação faz a diferença.

Em relação à humildade disse: “Gente grande sabe que é pequena, por isso cresce. Gente pequena acha que é grande e por isso precisa diminuir os outros. Só é um bom ensinante quem for um bom aprendente”. O palestrante também falou sobre a importância do resgate da gratidão, pois ele vê que muitas crianças e jovens já não têm o hábito de agradecer pelas coisas.

“Para nós, da Secretaria Municipal de Educação, é importante a formação. Nosso foco é sempre melhorar a qualidade na educação bragantina, para isso temos nos empenhado na reforma das escolas, projetos pedagógicos e qualificação dos nossos profissionais. A palestra com Cortella reforça nosso compromisso com os educadores”, afirmou Condesso.

O evento foi realizado no Clube de Regatas Bandeirantes e contou com a presença das autoridades do município e imprensa.

SEMANA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL

A III Semana Pedagógica da Rede Municipal encerra na sexta-feira, 31. Na terça-feira, 28, a palestrante Juliana Furlanetti Baldissera tratou da “Importância do Brincar na Educação Infantil”; na quarta-feira, 29, a palestra foi com Angélica Marcelino Toscaro, que falou sobre a “Autoestima do educador e sua relação no processo de educação inclusiva”.

Já nesta quinta-feira, 30, os educadores tratarão sobre “Currículo e tecnologia: Robótica”; e na sexta-feira, 31, o tema será “Currículo e Inclusão: Planejamento e oficinas práticas”. Nesses dois dias as atividades são feitas pelos educadores da Secretaria Municipal de Educação.