Cotidiano

Licitações para obras do entorno do Lago da Hípica serão realizadas

publicado em 20 de janeiro de 2020 - Por BJD
Sabesp ainda não iniciou os serviços de desassoreamento do Lago da Hípica (Crédito: Gerson Gomes/Bragança-Jornal)

A Prefeitura de Bragança Paulista realiza nesta terça-feira, 21 de janeiro, duas licitações para serviços de infraestrutura e revitalização do entorno do Lago da Hípica Jaguari.

Conforme anunciado pelo Bragança-Jornal, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) assinou contrato com a empresa Construrise Engenharia Ltda., vencedora da licitação para realização dos serviços de desassoreamento do Lago da Hípica no dia 3 de dezembro de 2019. O valor da obra de desassoreamento é R$ 3.700.604,00 e o prazo para sua conclusão é de 12 meses após a assinatura de contrato. No entanto, até agora, nenhuma máquina foi vista no local.

Após encerradas as obras de desassoreamento, caberá à Prefeitura a revitalização do entorno para transformar o local em um parque, com obras de infraestrutura, equipamentos de lazer e paisagismo. Além disso, a Prefeitura fará a pavimentação das ruas que dão acesso ao local, como medida de contenção dos sedimentos e para evitar novo assoreamento do lago.

O local é objeto de uma batalha judicial iniciada com Inquérito Civil inaugurado pelo Ministério Público em novembro de 2005, visando compelir os responsáveis a reparar os danos pelo assoreamento do Lago da Hípica.

Desde então o Processo teve inúmeros andamentos, inclusive com acordos firmados e não cumpridos, o que resultou em sentença judicial datada de 07/02/18, que julgou parcialmente procedente a ação, para o fim de determinar que Sabesp e a Prefeitura executem a recuperação do Lago da Hípica. A Sabesp foi condenada por 80% dos danos e a Prefeitura 20%.