Cotidiano

Horário de verão termina neste domingo

publicado em 16 de fevereiro de 2019 - Por BJD

O horário de verão chega ao fim neste sábado. Quem vive nos dez Estados e no Distrito Federal onde os relógios tiveram de ser adiantados há pouco mais de três meses, deve agora fazer o contrário e atrasar os ponteiros em uma hora à 0h00 de domingo.

As operadoras de telefonia celular realizam a alteração automaticamente, mas é importante ficar atento. Dependendo das configurações do celular isso pode não ocorrer.

Este período de horário de verão foi menor do que o anterior. Ele começa no terceiro domingo de outubro, mas foi adiado para 4 de novembro, após o segundo turno das eleições.

O governo do ex-presidente Michel Temer cogitou acabar com o horário de verão, após um estudo do Ministério de Minas e Energia apontar queda na efetividade da iniciativa na economia de energia. O ministério explicou que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário e sim à temperatura, com os picos de uso de energia passando do início da noite para o começo da tarde, período mais quente do dia.