Cotidiano

Horário de funcionamento do comércio: Prefeitura mantém o período de até 10 horas diárias

publicado em 4 de dezembro de 2020 - Por BJD
Mesmo em um mês típico de ampliação do horário, administração vai seguir determinação do Governo do Estado (Secom)

Os estabelecimentos comerciais ficarem abertos até as 22h00 no período natalino é uma tradição em Bragança Paulista. Nessa época do ano, a população percorre os comércios em busca especialmente de presentes e lembrancinhas, e aquece a economia.

Mas em reunião com representantes do setor na última quinta-feira, 3 de dezembro, a Administração Municipal ponderou que devido ao momento delicado que o país passa com a pandemia do novo coronavírus, o funcionamento do comércio permanecerá em 10 horas diárias

De acordo com a última atualização do Plano São Paulo, todas as regiões do estado retornaram à Fase 3 (Amarela). Com a mudança de fase, os municípios devem seguir novas medidas, como a abertura dos estabelecimentos considerados não essenciais por até 10 horas diárias.

Os líderes do comércio propuseram a ampliação do horário de funcionamento de 10 horas para 12 horas diárias, de modo padronizado: todos abririam e fechariam na mesma hora, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; e aos sábados das 10h às 18h e domingos das 10h às 15h. Essa iniciativa seria uma medida extraordinária em um ano atípico, que assolou a todos, principalmente os comércios e aqueles que vivem deles.

Todas as observações foram consideradas pela administração, que logo na sequência realizou uma reunião com o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 para analisar cada detalhe minuciosamente. O resultado dessa reunião remeteu à prudência, pelo menos num primeiro momento, em manter a abertura do comércio pelas 10 horas diárias, de acordo com o plano do Governo do Estado.

Conversas no Facebook