Cotidiano
Horário de funcionamento do comércio: Prefeitura mantém o período de até 10 horas diárias
publicado em 4 de dezembro de 2020 - Por BJD
Os estabelecimentos comerciais ficarem abertos até as 22h00 no período natalino é uma tradição em Bragança Paulista. Nessa época do ano, a população percorre os comércios em busca especialmente de presentes e lembrancinhas, e aquece a economia.
Mas em reunião com representantes do setor na última quinta-feira, 3 de dezembro, a Administração Municipal ponderou que devido ao momento delicado que o país passa com a pandemia do novo coronavírus, o funcionamento do comércio permanecerá em 10 horas diárias
De acordo com a última atualização do Plano São Paulo, todas as regiões do estado retornaram à Fase 3 (Amarela). Com a mudança de fase, os municípios devem seguir novas medidas, como a abertura dos estabelecimentos considerados não essenciais por até 10 horas diárias.
Os líderes do comércio propuseram a ampliação do horário de funcionamento de 10 horas para 12 horas diárias, de modo padronizado: todos abririam e fechariam na mesma hora, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; e aos sábados das 10h às 18h e domingos das 10h às 15h. Essa iniciativa seria uma medida extraordinária em um ano atípico, que assolou a todos, principalmente os comércios e aqueles que vivem deles.
Todas as observações foram consideradas pela administração, que logo na sequência realizou uma reunião com o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 para analisar cada detalhe minuciosamente. O resultado dessa reunião remeteu à prudência, pelo menos num primeiro momento, em manter a abertura do comércio pelas 10 horas diárias, de acordo com o plano do Governo do Estado.