Cotidiano

Grêmio Estudantil promoveu palestra online sobre Setembro Amarelo

publicado em 21 de setembro de 2020 - Por BJD
O encontro ocorreu na última terça-feira, 15 de setembro (Divulgação)

Na última terça-feira, 15 de setembro, alunos do grêmio estudantil da Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis (EEMABA) realizaram uma roda de conversa sobre o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.

A iniciativa partiu dos próprios alunos do grêmio, com a premissa de tratar o tema especialmente neste momento de distanciamento social, em que os alunos tiveram interrompidas suas relações escolares.

O professor de história e filosofia do EEMABA, Leandro César Alves, disse à reportagem do Bragança-Jornal que a motivação dos alunos foi justamente o momento em que eles estão vivendo. “Por iniciativa deles mesmos, por estarem estressados, com ansiedade e depressivos, organizaram essa palestra. Eles convidaram uma profissional e pelo Meat realizaram uma roda de conversa virtual”, explicou.

A psicóloga convidada foi Aline Cepoline, que falou a respeito do tema com os alunos. “A vergonha e o julgamento são dois dos principais limitantes no acesso a informações a respeito do suicídio. E não somente ao suicídio, mas também a todas as outras situações que se referem ao sofrimento mental e emocional.

Depressão, ansiedade, bipolaridade e tantos outros estados de adoecimento mental não se referem a ‘frescuras’, falta de ter o que fazer ou, muito menos, forma de chamar a atenção”, destacou a profissional.

Leandro reforçou que a grande participação, que surpreendeu a todos, se deu por conta do compartilhamento em grupos de coordenação, o que reuniu alunos de diversas escolas. Isso motivou os alunos do grêmio a pensarem novas atividades online. “Eles estão planejando um concurso literário, e depois uma semana sobre profissões”, contou. Atualmente, o grêmio estudantil do EEMABA conta com 11 alunos do 7º, 8º, 9º e 2º ano.

Conversas no Facebook