Cotidiano

FIM DA BANDEIRA DE ESCASSEZ HÍDRICA

publicado em 15 de abril de 2022 - Por BJD
Pixabay

A partir deste sábado, 16 de abril, deixa de vigorar a bandeira de escassez hídrica, e entra em vigor a bandeira verde, ou seja, não será cobrada taxa adicional nas faturas de energia elétrica por falta de água nos reservatórios de geração de energia.

A bandeira de escassez hídrica acrescentava o valor de R$ 14,20 a cada 100 KWh de consumo desde o mês de agosto do ano passado, quando foi até ventilada a hipótese de racionamento de energia.

Como a incidência de chuvas foi além das expectativas do governo federal, a vigência da bandeira, que estava prevista até 30 de abril, foi antecipada para 16 de abril.

Em função desse fim da vigência, a redução do valor da fatura de energia será em torno de 20 %. Durante os próximos 30 dias haverá na fatura um valor residual proporcionalizado aos dias de consumo, e a partir daí será totalmente extinto.

Esse valor de redução de 20 % nas faturas poderá ser pouco maior ou pouco menor, dependendo da classificação do consumidor e do grupo tarifário que se enquadra.

No próximo mês de julho haverá o reajuste tarifário ordinário da concessionária e então teremos novos valores de tarifa, e o percentual exato também dependerá da classificação do consumidor e do grupo tarifário a que ele pertence. Nesse reajuste tarifário os aumentos não são lineares para os diversos tipos de consumidores.

Comenta-se que o próximo reajuste médio irá variar entre 10 e 20%, dependendo desse enquadramento do consumidor.

Não se pode confundir reajuste da bandeira tarifária com o reajuste de tarifa ordinária da concessionária – o primeiro depende do volume de água nos reservatórios geradores de energia elétrica, o segundo depende também de outros parâmetros de transmissão e distribuição de energia.

Caso o percentual de reajuste entre os parâmetros dos novos valores sejam muito diferentes quantitativamente, deve-se fazer uma análise da tarifa de melhor enquadramento para cada consumidor.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange