Cotidiano

Faros D’Ajuda é declarada associação de utilidade pública

publicado em 22 de março de 2022 - Por BJD
Foto: SECOM

Prefeitura de Bragança Paulista mantém termo de colaboração com a entidade para atendimento de animais abandonados

A ONG Faros D’Ajuda – Associação de Proteção aos Animais, de Bragança Paulista, foi declarada de utilidade pública pela Lei 17.521/2022, promulgada pelo Governo do Estado de São Paulo em 14 de março. A entidade é responsável pela gestão do SAMUVET (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária) e do Canil Municipal, por meio de convênio com a Prefeitura de Bragança Paulista.

A declaração de utilidade pública se deve ao Projeto de Lei 636/2019, de autoria do deputado estadual Edmir Chedid, em reconhecimento à importância das atividades desenvolvidas pela entidade no município e também na Região Bragantina.

A Faros D’Ajuda tem um Termo de Colaboração com a Administração Municipal, por meio do Chamamento Público 018/2018, válido de março de 2019 a fevereiro de 2024. A ONG recebe um repasse mensal de R$ 69.833,33 para a manutenção do Canil Municipal 24 horas com resgate de animais (SAMUVET).

Cerca de 400 animais vítimas de abandono e maus-tratos estão recolhidos atualmente no Canil. Já o SAMUVET foi criado pela Prefeitura para atendimento de animais vítimas de trauma ou de doenças clínicas que vivem nas ruas e sem tutor.

O Centro Cirúrgico Veterinário Municipal “Antonina Abi Chedid”, inaugurado pela Administração Jesus Chedid e Amauri Sodré no final de 2021, é utilizado pela Faros D’Ajuda para atender aos animais em situação de rua, que não possuem um tutor e venham a ser resgatados, necessitando de atendimento cirúrgico.

A Faros d’Ajuda é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atua em defesa e cuidado dos animais de rua da região de Bragança Paulista. Desde sua fundação atuando em parceria com a Prefeitura na gestão do Canil Municipal e no desenvolvimento do trabalho de recuperação, castração e adoção de cães e gatos. Ao longo de sua história, a Faros d’Ajuda acolheu mais de 16 mil animais em situação de risco, realizou mais de 13 mil castrações e intermediou a doação de mais de 9 mil cães e gatos.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange