Cotidiano

Expectativa 2019 – Empreendedorismo

publicado em 28 de dezembro de 2018 - Por Shel Almeida
Thiago Farias é Gerente Regional do Sebrae/SP. Posto do Sebrae Aqui em Bragança é destaque no Estado

Empreendedorismo em alta
Posto de atendimento do Sebrae em Bragança é destaque no Estado

Desde que o Sebrae Aqui foi instalado em Bragança Paulista em 2016, a unidade tem se destacado como uma das que mais recebem o público, no Estado. O posto de atendimento presencial é um projeto de expansão do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em São Paulo. De acordo com Thiago Alexandre Brandão Farias, Gerente Regional do Sebrae Jundiaí/Bragança Paulista, foram mais de 3.500 atendimentos, de cerca de mil CNPJs diferentes, no decorrer do deste último ano. “Em 2018, focamos nos setores de café especial, linguiça artesanal e artesanato, auxiliando na formação dos microempresários e, consequentemente, influenciando no aumento de faturamento e na redução de custos. O Sebrae está há mais de 20 anos em Bragança mas, a partir do reforço que foi a criação do posto de atendimento do Sebrae Aqui, houve uma aproximação significativa com a população empreendedora do município”, explica.

Manter o crescimento

Em 2019, de acordo com Thiago, os setores que receberão mais foco em relação a aperfeiçoamento e capacitação do posto do Sebrae local serão os de apicultura, comércio, alimentação fora de casa (bares, restaurantes, entre outros) e beleza. “As ações que foram investidas junto aos produtores rurais geraram um aumento de 15% a 20% no faturamento. Nas demais áreas, o aumento foi de 7% a 12%. A expectativa para o próximo ano é que esse crescimento se mantenha e que chega aos demais setores”
Além de oferecer suporte, orientação e atendimento individualizado àqueles interessados em abrir uma microempresa e, ainda, esclarecimento quanto à gestão administrativa e de marketing, o Sebrae também disponibiliza palestras e cursos com temas fundamentais ao desempenho das atividades das empresas.
“A parceria que o Sebrae firmou com a Prefeitura Municipal tem se intensificado. Além disso, também firmamos parceria com o Sincobrag, o CDL e a Associação Comercial. Entre as ações previstas para 2019, está a identificação geográfica de alguns produtos”, conta.