Cotidiano

Etec e Fatec prorrogam inscrições de processos seletivos

publicado em 22 de julho de 2020 - Por BJD
A Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira oferece 200 vagas em 5 cursos diferentes (Bragança-Jornal)

As Escolas Técnicas (Etec) e as Faculdades de Tecnologia (Fatec) estaduais prorrogaram até as 15h00 da próxima sexta-feira, 24 de julho, os prazos de inscrição para seus respectivos processos seletivos.

Neste segundo semestre de 2020 a seleção de candidatos para as mais de 60 mil vagas, distribuídas em cursos técnicos e superiores tecnológicos gratuitos em todas as regiões do Estado, se dará pela análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

No Vestibulinho, que oferece acesso às Etec, serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da primeira série do Ensino Médio ou do primeiro termo do Ensino Médio na modalidade EJA, concluídos até 31 de dezembro de 2019.

O Vestibular das Fatec também vai avaliar as notas das mesmas disciplinas, porém da terceira série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes à segunda série, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do ciclo.

A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias. A previsão é de que todas as atividades comecem de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas, a ponto de tornarem possíveis o retorno das aulas presenciais.

ETEC

O Vestibulinho das Etec para o segundo semestre de 2020 oferece 44.872 vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online) e Especialização Técnica. As vagas são destinadas às Etec e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec).

Os interessados em concorrer a uma vaga devem preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 19. O valor deve ser pago até 24 de julho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.

No ato da inscrição para o primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semi presencial, é possível colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual o candidato vai se inscrever.

A leitura atenta do Manual do Candidato e o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica (ambos disponíveis em vestibulinhoetec.com.br) é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos.

Em Bragança Paulista há uma sala descentralizada da ETEC Carmine Biagio Tundisi, de Atibaia, instalada na Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada na Rua Alexandre Berbari, 101, Jardim São Lourenço, que oferece 40 vagas do curso de Administração, no período noturno.

FATEC

As inscrições para concorrer a uma das 15,8 mil vagas nas 81 graduações oferecidas pelas Fatec neste semestre devem ser feitas exclusivamente no site vestibularfatec.com.br, até 24 de julho, às 15 horas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 39,00.

Em recente entrevista ao Bragança-Jornal, o diretor da Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, professor Marcos Maia, informou que a unidade local oferece 200 vagas nos seguintes cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas – manhã); Gestão da Tecnologia da Informação (Noite – 40 vagas); Gestão Empresarial (Manhã – 40 vagas); Gestão Financeira (Noite – 40 vagas); e Logística (Noite – 40 vagas).

No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso (presencial) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial) de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec. Confira todos os detalhes no Manual do Candidato, que está disponível no site do processo seletivo.

INCLUSÃO SOCIAL

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Conversas no Facebook