Cotidiano

Etec e Fatec abrem inscrições para Vestibulinho e Vestibular do 1º semestre de 2021

publicado em 4 de dezembro de 2020 - Por BJD
Arquivo: Bragança Jornal

O calendário dos processos seletivos das Escolas Técnicas (Etec) e Faculdades de Tecnologia (Fatec) estaduais está em andamento, com inscrições abertas tanto para o Vestibulinho quanto para o Vestibular do primeiro semestre de 2021.

A seleção para cursos técnicos, integrados, especialização e para os Ensinos Médio e Superior Tecnológico se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia.

As Etec e Fatec vão disponibilizar computadores online aos candidatos que tiverem dificuldade de acesso à internet para fazer a sua inscrição. Os interessados devem entrar em contato com a unidade para verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

VESTIBULINHO DAS ETEC

Quem quiser concorrer a uma vaga para estudar nas Etec no primeiro semestre de 2021 pode fazer a inscrição exclusivamente no site vestibulinhoetec.com.br, até 14 de dezembro, às 15h00. O valor da taxa é de R$ 19. O Vestibulinho oferece 86.149 vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica. As vagas são destinadas às Etec e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec).

VESTIBULAR DAS FATEC

O processo seletivo das Fatec oferece um total de 17.960 vagas, distribuídas entre os 84 cursos superiores tecnológicos gratuitos, em todas as regiões do Estado – aumento superior a 15% em relação ao primeiro semestre de 2020 (15.565 vagas).

O candidato que quiser disputar uma vaga no Vestibular precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. O valor deve ser pago até 15 de dezembro. Confira todos os detalhes no Manual do Candidato, que está disponível no site do processo seletivo.

INCLUSÃO SOCIAL

O Sistema de Pontuação Acrescida do CPS concede acréscimo de pontos à nota final dos processos seletivos das Etec e Fatec, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

FATEC BRAGANÇA PAULISTA

A Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, localizada no Jardim da Fraternidade, oferece 240 vagas nos seguintes cursos:

· Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Manhã – 40 vagas) – As disciplinas do 5º e 6º semestres do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – matutino, da Fatec Bragança Paulista, serão ministradas no período noturno.

· Gestão da Tecnologia da Informação (Noite – 40 vagas)

· Gestão Empresarial (Manhã – 40 vagas) / EaD – 40 vagas

· Gestão Financeira (Noite – 40 vagas)

· Logística (Noite – 40 vagas)

Conversas no Facebook