Cotidiano

Estátua em homenagem ao poeta bragantino Oswaldo de Camargo

publicado em 3 de maio de 2022 - Por BJD
SECOM

O monumento, confeccionado em bronze, tem aproximadamente 1,70m

No último sábado (30/04), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, inaugurou uma estátua em homenagem ao poeta Oswaldo de Camargo na Praça da Poesia.

“Estou vendo Bragança Paulista como pioneira no quesito igualdade. A cidade está sendo ‘corajosa’ e ‘original’ ao me homenagear. Acredito que eu seja o único escritor valorizado desta maneira. Além de tudo, eu vejo essa iniciativa como uma homenagem à literatura afro-brasileira. Estou muito emocionado”, comentou o poeta Oswaldo de Camargo.

A obra retrata o poeta sentado em um banco em formato de livro, olhando para o horizonte, com um livro em mãos. O monumento, confeccionado em bronze, tem aproximadamente 1,70m e foi produzido por Adélio Sarro Sobrinho, pintor, desenhista, escultor e muralista brasileiro.

“Hoje é um dia histórico para Bragança Paulista. Inauguramos um monumento em homenagem ao Sr. Oswaldo, um homem brilhante e admirável que engrandece o nome da nossa cidade e fortalece o epíteto Cidade Poesia. É uma honra para a Administração Jesus Chedid / Amauri enaltecer, em vida, um dos principais representantes da literatura afro-brasileira”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira.

O vice-prefeito Amauri Sodré ressaltou a importância de valorizar um nome tão importante para a cidade. “Hoje estamos reunidos novamente na Praça da Poesia, que leva o nome de Oswaldo de Camargo. Novamente o grande poeta bragantino está recebendo uma justa homenagem. Desta vez, uma escultura em tamanho real, eternizando seu nome e sua imagem na Praça da Poesia. Estamos valorizando a literatura através de um grande poeta, disse Amauri.

O deputado estadual Edmir Chedid também esteve presente à solenidade. “Oswaldo de Camargo tem muita história no Brasil e no mundo, mas não era tão conhecido na nossa cidade. Com isso, a Administração Municipal resolveu homenageá-lo com o nome desta praça e agora com uma estátua. Um grande ato, valorizando não só ele, mas também todos os poetas do Brasil”, ressaltou o parlamentar.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange