Cotidiano

Escola rural é destaque no Projeto Gota d’Água 2020

publicado em 19 de dezembro de 2020 - Por BJD
EMR Monsenhor Pedro Paulo Farhat recebeu certificado de “Mérito Ambiental” e o município “Menção Honrosa” pela participação em projeto desenvolvido pelo Consórcio PCJ (Secom)

A Escola Municipal Rural Monsenhor Pedro Paulo Farhat, localizada no Bairro Bom Retiro, ficou entre os dez finalistas do Estado de São Paulo no Projeto Gota d’Água 2020, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, para concorrer ao certificado de “Destaque do Ano – 2020” e ao prêmio “Sua Gota Faz a Diferença”.

A escola que representa Bragança Paulista recebeu apoio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, e do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama.

Nesta edição o tema foi voltado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 da ONU, para a construção de um mundo melhor. As produções tiveram que respeitar os critérios de adequação à temática, com duração máxima de três minutos, roteiro criativo, imagens feitas por celular, qualidade do projeto, realização e/ou participação de alunos do projeto, produção e fomento à educação ambiental.

Bragança Paulista participou com oito vídeos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino durante as aulas online, entre eles o da E.M.R. Monsenhor Pedro Paulo Farhat, que ficou entre os dez finalistas.

No dia 11 de dezembro, durante o evento “Water Summit”, a cúpula da água, principal evento das Bacias PCJ, contou com uma banca composta por especialistas em Educação e Meio Ambiente, além de profissionais de Comunicação, os quais anunciaram que Bragança Paulista, representada pela E.M.R. Monsenhor Pedro Paulo Farhat, recebeu o certificado de “Mérito Ambiental” e a Prefeitura Municipal recebeu “menção honrosa” pela participação no Projeto Gota d’Água 2020.

“Embora não recebendo a premiação deste ano, o gostinho da vitória está em perceber que, mesmo distantes e em meio ao caos da pandemia, foi possível despertar nos alunos o cuidado e um novo olhar para os recursos naturais. Os vídeos e atividades realizadas com os alunos de Bragança Paulista servirão de incentivo para a continuidade do trabalho de sensibilização em Educação Ambiental no ano de 2021”, afirmaram as responsáveis pela Sala Verde Pindorama, Carolina Marques Suppioni Bertelli Ferreira e Paula Trambaiole Lima.

O secretário de Educação, Adílson Condesso, parabenizou o trabalho desenvolvido pela unidade escolar. “Foi com muita alegria que recebemos a notícia de que a Escola Municipal Monsenhor Pedro Paulo Farhat se classificou entre as dez melhores do Estado de São Paulo, no concurso Gota D’água, do Consórcio PCJ.

A Secretaria de Educação e a administração incentivam a participação e os estudos na área ambiental, sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Continuaremos incentivando ao longo dos anos para que sempre participem em ações desse tipo e possamos aprimorar cada vez mais a consciência ambiental da nossa população, para que o nosso planeta tenha melhores condições para as próximas gerações”, afirmou.

O vídeo produzido pela EMR Monsenhor Pedro Paulo Farhat pode ser conferido pelo link: https://bit.ly/34l8RnX.

Conversas no Facebook