Cotidiano

Eleições 2020: Dada largada para as convenções partidárias

publicado em 28 de agosto de 2020 - Por BJD

A partir da próxima segunda-feira, 31 de agosto, estão liberadas as convenções partidárias para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores para as eleições municipais deste ano.

Além disso, os partidos podem definir sobre as coligações, que neste pleito serão permitidas apenas para as chapas majoritárias.

Neste ano, por conta do adiamento das eleições, as convenções partidárias que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro. O último dia costuma ser o preferido de alguns partidos, para deixar o suspense das alianças até a última hora.

O Bragança-Jornal conversou com alguns representantes de partidos que lançaram pré-candidatura para prefeito e vice. Nenhuma convenção está oficialmente agendada, mas algumas já têm data prevista.

O Democratas (DEM), do atual prefeito Jesus Chedid e eventual pré-candidato à reeleição, deve realizar convenção em 16 de setembro; o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que tem João Afonso Sólis (Jango) como pré-candidato a prefeito, tem convenção agendada para 5 de setembro; o Partido Verde (PV), que tem Rita Valle e Marcelo Perrone Ribeiro como pré-candidatos e prefeita e vice, devem fazer a convenção dia 16; o Podemos (Pode), que tem João Carlos Carvalho como pré-candidato a prefeito, deve realizar a convenção no dia 13 de setembro.

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol), do pré-canditado a prefeito, professor Adalberto, e o Partido Social Democrático (PSD), que tem Basílio Zecchini Filho como pré-candidato a prefeito, ainda não agendaram a convenção.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), que deve lançar o pré-candidato Gustavo Sartori, não retornou o contato da reportagem.

Para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia provocado pelo novo coronavírus, os partidos políticos poderão realizar suas convenções em formato virtual. A data final para o registro das candidaturas é 26 de setembro.

AMPLIAÇÃO DE HORÁRIO DE VOTAÇÃO

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu na noite de quinta-feira, 27, ampliar o horário de votação nas Eleições Municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da Covid-19. O horário do pleito será das 7h00 às 17h00.

Conversas no Facebook