Cotidiano

Duas escolas de Bragança Paulista terão cursos gratuitos pelo Programa Novotec

publicado em 10 de outubro de 2020 - Por BJD
EEMABA é uma das escolas contempladas pelo Estado e terá o curso de Administração (Arquivo: Bragança Jornal)

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta semana, a oferta de 23.040 vagas para 9 opções de cursos técnicos gratuitos do Programa Novotec Integrado, modalidade que permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno. Em Bragança Paulista, duas escolas foram contempladas.
No total, 241 municípios das 16 regiões administrativas do estado receberão turmas do programa. Essa é a maior expansão do ensino técnico integrado ao médio da história de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Centro Paula Souza e Secretaria de Educação.

“Esses cursos foram escolhidos de acordo com a vocação de cada região, contemplando simultaneamente o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. O Governo de São Paulo assumiu o compromisso de triplicar o número de alunos que cursam o ensino médio integrado a cursos técnicos profissionalizantes e os números indicam que vamos cumprir a nossa meta”, afirmou o governador João Doria, em entrevista coletiva.

Os cursos escolhidos para cada região foram definidos em conjunto com as escolas estaduais e Etecs e estão divididos nos eixos de gestão, tecnologia da informação e hospitalidade. Ao final dos três anos, os alunos sairão com habilitação técnica em uma área específica.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, afirmou que os cursos do Novotec Integrado vão dar acesso à mais estudantes. “As aulas vão ser dentro das escolas estaduais, em um único turno, com o certificado de habilitação técnica, e sem vestibulinho para entrar. Vamos chegar até o final do ano com mais de 100 mil matrículas e hoje já estamos com quase 84 mil jovens estudando na nossa rede de ensino técnico. Essa expansão é a maior da história e vai nos levara mais de 117 mil alunos cursando ensino técnico integrado”, afirmou.

Os cursos do Novotec Integrado se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, com conclusão no final de 2023.
Nesta modalidade os jovens fazem as disciplinas acadêmicas com professores da Secretaria de Educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de outros fornecedores de ensino profissionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Centro Paula Souza, autarquia que faz a gestão das Etecs e Fatecs, é o responsável por elaborar os planos de curso de todas as turmas.

BRAGANÇA PAULISTA

Duas escolas de Bragança Paulista foram contempladas com o curso de Administração. São elas: Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis (EEMABA) e Escola Estadual Cásper Líbero.

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos.

Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.

O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até o dia 16 de outubro. Já para os estudantes que atualmente estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro.

A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximos das unidades escolares que receberão o Novotec Integrado.

Conversas no Facebook