Cotidiano

Detran alerta que, por conta da pandemia, notificações de multas não estão sendo enviadas aos infratores

publicado em 30 de outubro de 2020 - Por BJD

A redação do Bragança-Jornal recebeu informação de que pessoas mal intencionadas estariam aplicando golpes de falsas multas emitidas Detran.

A informação é de que elas são encaminhadas para as residências de pessoas, cujos dados foram coletados irregularmente por meio do número da placa do veículo.

Em contato com a assessoria do Detran.SP, a redação do Bragança-Jornal foi informada que o departamento não têm conhecimento desse golpe propriamente dito, porém, reforçou que, por conta da pandemia da Covid-19, as multas não estão sendo encaminhadas aos endereços dos infratores.

“Vale ressaltar que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 782/2020 suspendeu, por tempo indeterminado, os prazos para envio de notificações, apresentação de recursos, suspensão do direito de dirigir, cassação do documento de habilitação e indicação do condutor infrator. As autuações estão sendo incluídas no sistema informatizado do órgão estadual”, e orientou que o cidadão desconfie de correspondências como essa.

Com relação ao processo da multa, o Detran.SP informou ainda que compete ao órgão a fiscalização de veículos e de condutores, com o objetivo de checar a habilitação (CNH), documentação do veículo e suas condições físicas (equipamentos de segurança, sinalização, entre outros).

A ação é feita por Policiais Militares, mediante abordagem. Caso haja alguma irregularidade, será emitido um Auto de Infração e uma cópia será entregue ao condutor. A outra via será processada no Detran, onde será emitida a notificação de autuação e enviada pelos Correios, assim que essa opção se normalizar. Ou seja, outro indicativo de golpe é o cidadão não ter sido abordado pelas forças de segurança.

Conversas no Facebook