Cotidiano

Deputado pede ampliação de vagas para cirurgias na Região Bragantina

publicado em 15 de abril de 2022 - Por BJD

A Secretaria de Estado da Saúde poderá realizar parcerias com municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina para ampliar a oferta de vagas para as cirurgias eletivas, especialmente ortopédicas.

A iniciativa atende reivindicação do deputado Edmir Chedid (União), que defendeu ao governo estadual a importância do benefício aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o parlamentar, a intenção é reduzir o tempo de espera por cirurgias, a partir de uma programação específica e consequente ampliação da capacidade de execução das unidades de saúde. “Os pacientes ficam numa fila de espera para avaliação cirúrgica. Infelizmente, não há tempo estimado para a realização de cirurgia eletiva na maioria dos municípios”, acrescentou.

Edmir Chedid explicou que em Pedreira e Serra Negra, por exemplo, existem mais de 170 pacientes aguardando cirurgias ortopédicas. “Em Pedreira, onde a fila de espera para cirurgias ortopédicas é a maior da região, a prefeitura comprou um equipamento de imagem para auxiliar as cirurgias, instalado no Hospital Humberto Piva, que mantém parceria com o município”, declarou.

“É imprescindível que o governo estadual participe no custeio destas cirurgias, viabilizando a contratação de profissionais e a aquisição de materiais, estabelecendo uma parceria com os municípios e aproveitando as melhores estruturas a disposição da rede de saúde, como o Hospital Humberto Piva, em Pedreira, e o Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra”, complementou.

A solicitação consta da Indicação 130/2022 encaminhada ao governador Rodrigo Garcia (PSDB). “O assunto já havia sido tratado com o Departamento Regional de Saúde (DRS-7) de Campinas. Depois desta pandemia, alguns municípios até conseguiram realizar algumas cirurgias. O volume, no entanto, ainda é pequeno se comparado ao do número da fila de espera”, concluiu.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange