Cotidiano

Definido projeto contra alagamentos na Avenida Euzébio Savaio

publicado em 15 de março de 2022 - Por BJD
Projeto prevê que a água da chuva que hoje escorre por cima da via, cairá nas bocas de lobo e fluirá pelas galerias, evitando enchentes. Toda a água pluvial desembocará no Ribeirão do Lavapés (SECOM)

Na tarde de segunda-feira (14/03), a Prefeitura de Bragança Paulista definiu o projeto para combater alagamentos na Avenida Euzébio Savaio, na Vila Santa Libânia. Em breve, o edital de licitação para a execução da obra será lançado. 

A reunião entre membros da Prefeitura e representantes da empresa Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda., que realizou o projeto de macrodrenagem da Avenida Euzébio Savaio e Rua Santa Amélia aconteceu na tarde de segunda-feira (14). Coincidentemente, durante a reunião uma forte chuva causou alagamentos na Avenida Euzébio Savaio. 

Segundo a Defesa Civil, a precipitação foi de 16,6 mm em cerca de 45 minutos.

O projeto prevê um plano de macrodrenagem na Avenida Euzébio Savaio, onde serão instaladas galerias de águas pluviais (tubulação quadrada de 2×2) embaixo da via, e a construção de diversas bocas de lobo, para que a água da chuva que hoje escorre por cima da via seja captada pelas bocas de lobo e escoa pela galeria que desembocará no Ribeirão do Lavapés. 

Essa será a primeira fase do projeto. A segunda fase contempla obras de galerias de águas pluviais na Rua Santa Amélia, para evitar que a água da chuva desça até a Euzébio Savaio. 

Segundo o projeto apresentado pela empresa contratada, a nova galeria subterrânea teria a capacidade de suportar um volume de chuva de 13.650 litros/segundo. 

O plano de macrodrenagem nessa região contempla o complexo de obras de combate às enchente que a Prefeitura de Bragança Paulista desenvolve no município. Embora tenham ocorrido fortes chuvas na segunda-feira, não houve registros de alagamentos nas regiões do Jardim Califórnia e Vila Malva, mostrando a eficiência do piscinão implantado na Avenida Alberto Diniz. Também não houve registros na Avenida José Gomes da Rocha Leal, Lavapés e Santa Helena. Em todos esses locais a Prefeitura já realizou obras de combate às enchentes.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange