Cotidiano

Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da USF conquistam nota máxima do MEC

publicado em 12 de julho de 2019 - Por BJD
Curso de engenharia, do Campus Bragança Paulista conta com o Centro Tecnológico Frei Constâncio Nogara, que possui uma área de 1500 m² e oferece atividades práticas aos estudantes durante toda a graduação (Crédito: Divulgação/USF)

O Curso de Engenharia Civil da Universidade São Francisco (USF), no Campus Bragança Paulista, recebeu nota 5, avaliação máxima no Conceito de Curso (CC), do Ministério da Educação (MEC). Esse conceito é feito a partir de avaliação presencial.

A visita foi realizada no Campus Bragança Paulista no mês de junho. Nesse período, o Curso foi apresentado aos avaliadores e suas instalações, como o Centro Tecnológico Frei Constâncio Nogara, que possui uma área de 1500 m², que oferece atividades práticas aos estudantes durante toda a graduação.

Durante a visita foram avaliados os seguintes itens: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. O coordenador do curso, professor Marcelo Silva, destaca que a nota máxima faz parte de um trabalho coletivo, com a participação dos docentes, estudantes, diretório acadêmico e a direção da Universidade. “A avaliação máxima faz parte de um trabalho construído nos últimos cinco anos, e contou com o empenho de todos. Outro grande diferencial está na participação do Curso no desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana de diversas cidades da região e na atualização e revisão do Plano Diretor de Bragança Paulista”, afirmou o coordenador.

Na Região Bragantina o curso é destaque, tendo um importante papel na produção dos Planos de Mobilidade Urbana das prefeituras dos municípios de Morungaba, Bom Jesus dos Perdões, Pedra Bela, Piracaia, Engenheiro Coelho, Monteiro Lobato e Joanópolis. Com os planos, as cidades conseguem promover melhorias de acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte.

Para a diretora do Campus, professora Patrícia Teixeira Costa, a nota máxima demonstra a solidez da Universidade e do curso. “O conceito obtido na avaliação in loco vem demonstrar a solidez pedagógica e os diferenciais que o Curso de Graduação em Engenharia Civil da USF possui em Bragança Paulista e sua inserção na região bragantina”, afirmou.

NOTA MÁXIMA EM ARQUITETURA E URBANISMO

O Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Campinas também foi avaliado recentemente pelo MEC e também recebeu nota 5. O Curso tem como característica a prática profissional durante toda graduação, com o Centro de Estudos Urbanos, que presta serviço voluntário à comunidade, atendendo às demandas reais de projetos.