Cotidiano

Com risco de afundamento, Praça Chico Major é interditada para obras emergenciais

publicado em 17 de janeiro de 2020 - Por BJD
Segundo o engenheiro Lisa Sanches, a rotatória poderia ruir a qualquer momento (Crédito: SECOM)

A Prefeitura interditou nesta sexta-feira, 17 de janeiro, as imediações da Praça Chico Major, bem como um trecho da Avenida dos Imigrantes.

A razão é que a rotatória está com risco de afundamento. As secretarias municipais de Serviços e Obras iniciaram os trabalhos para recuperação do local.

De acordo com a Prefeitura, a obra de caráter emergencial se fez necessária, pois a estrutura local está em processo de falência, tendo em vista ser uma construção muito antiga. Segundo os técnicos que acompanharam a vistoria, foi possível identificar depressões no entorno da rotatória, no solo. As pedras de sustentação e os pilares estão ruindo, causando a obstrução e comprometendo a vazão do ribeirão Lavapés, que passa por baixo do local.

“O trecho faz parte das obras de combate às enchentes. Numa vistoria nessa área, vimos que estava afundando, que podia ruir a qualquer momento”, explicou ao Bragança-Jornal o engenheiro Lisa Sanches, chefe da Divisão de Obras Públicas.

Diante da urgência e da periculosidade que se encontra a área, a Prefeitura tomou como medida preventiva a interdição do local e o desvio do trânsito. Nesta sexta-feira, 17, o entorno da rotatória, o trecho que compreende a Avenida dos Imigrantes, foi interditado e o trânsito desviado para as vias paralelas. Para quem utiliza a avenida e segue sentido Lago do Taboão, o desvio acontece pela Avenida São Lourenço. Já aos motoristas que seguem sentido Centro, devem utilizar a Rua Dona Carolina.

“Nós estamos identificando o que realmente é necessário fazer. Como é uma obra de emergência, quem está à frente das atividades é a Secretaria Municipal de Serviços. Em seguida, serão realizadas outras obras na região, as quais fazem parte do Plano Municipal de Combate a Enchentes, que contemplarão diversos pontos da cidade”, reforçou Lisa Sanches.