Cotidiano

Com pandemia, DER suspende atendimento presencial; app é alternativa

publicado em 23 de março de 2020 - Por BJD

Diante da atual pandemia do coronavírus, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) suspendeu por 30 dias o funcionamento do Atendimento ao Público Centralizado (APC).

A medida começou a valer nesta segunda-feira, 23 de março. Assim, está recomendando a utilização do aplicativo DER Online e os serviços eletrônicos disponíveis no site oficial como alternativa ao atendimento presencial nas unidades físicas do órgão. A suspensão pode ainda ser prorrogada.

Com o objetivo de evitar aglomerações, a medida está em consonância às orientações estabelecidas no Decreto 64.864/2020, e, às diretrizes do Governo de São Paulo, que criou um Centro de Contingência para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo Coronavírus.

Os serviços relacionados a multas aplicadas nas rodovias administradas pelo DER e/ou pela iniciativa privada serão prestados virtualmente pelo site oficial do Departamento, e pelo app DER Online. O download gratuito do aplicativo pode ser realizado por smartphones com tecnologia Android por meio do Google Play Store, e os aparelhos iOS, no Apple Store.

O app permite ao usuário indicar o condutor da infração, consultar multas cometidas nas rodovias estaduais paulistas administradas pelo departamento e permitir a realização de defesa de autuação, sem sair de casa e em qualquer horário.

O uso da ferramenta vai evitar que o cidadão frequente locais aglomerados para resolver questões relacionadas a multas.

Desde agosto do ano passado, quando o app foi lançado pelo DER, foram feitos 91.910 downloads para Android e 28.300 para iOS.

Serviços disponíveis no DER Online
•Defesa de Autuação
•Penalidade de Advertência por Escrito
•Indicação do Condutor

CONSULTAS

• Defesas / Recursos
• Multas
• Indicação de Condutor
• Multas de embarcador
• Multas de produtos perigosos
• Recurso JARI

OUTROS SERVIÇOS

Pelo app, o cidadão também poderá recorrer à Penalidade de advertência por escrito (PAE) quando a infração for de natureza leve e média. O PAE é um benefício ao qual motoristas podem recorrer, seguindo critérios estabelecidos pela legislação.

Caso o pedido seja deferido, a advertência não gera pontuação na habilitação do condutor, que também não terá de pagar o valor referente à multa.

A PAE só poderá ser solicitada se a infração cometida pelo motorista for a primeira em 12 meses e se ela caracterizar natureza de infração leve ou média. Além disso, também é possível fazer a indicação de condutor.

SITE

Os condutores também poderão realizar os mesmos serviços acessando ao site do DER (www.der.sp.gov.br), por meio do botão “Multas e Recursos”. Para prestar o melhor atendimento aos usuários das rodovias, o DER-SP disponibiliza também um número de telefone (11 3311-1718) e email (der-online@sp.gov.br) para orientações e dúvidas.

Todos os sistemas estarão reforçados, nas rodovias serão disponibilizados aos usuários 50 Painéis de Mensagem Variável (PMVs), fornecendo informações e mensagens educativas sobre o coronavírus.