Cotidiano

Com obras próximas do fim, região do Lavapés terá mudança viária

publicado em 15 de maio de 2020 - Por BJD
Foto: Arquivo

A Prefeitura, que está prestes a concluir as obras de recuperação da rotatória da Praça Chico Major, no Lavapés, apresentou nesta semana estudos para colocar em prática mudanças viárias naquela região.

Umas das mudanças que ocorrerão no local será o alargamento de um trecho da Rua Dona Carolina, que passará a ter três faixas em um único sentido de circulação, ligando a via até a Avenida dos Imigrantes.

A rotatória existente próxima à loja de materiais de construção Casa Verde, na Praça da Bíblia, será realocada e terá nova dimensão, com o objetivo de diminuir congestionamentos e melhorar o fluxo de veículos oriundos da Rua Cel. João Leme e Avenida São Lourenço.

OBRAS NA ROTATÓRIA DA CHICO MAJOR

Estão sendo instaladas as últimas aduelas naquela área, que serão ligadas à canalização existente do Ribeirão do Lavapés. Segundo a Prefeitura, “devido interferências verificadas durante a execução dos serviços, principalmente com o encontro de uma enorme rocha, houve atraso na instalação das aduelas. A Prefeitura está se empenhando em concluir os serviços no menor prazo possível”, informou em nota. Após a instalação das aduelas, o local passará por ajustes finais e será preparado para o recapeamento asfáltico.

A obra emergencial foi necessária porque a estrutura antiga estava comprometida, em processo de falência. A adequação das dimensões da nova canalização suportará maior vazão de água e ajudará a evitar enchentes.
Na última terça-feira, 12, o prefeito Jesus Chedid e o deputado estadual Edmir Chedid visitaram diversas obras em execução no município, dentre elas a do Lavapés.

ÁRVORES CORTADAS E COMPENSAÇÃO

Para o andamento da obra e necessidade de adequações em bocas de lobo, que estavam saturadas, a Prefeitura removeu 13 árvores, sendo 9 exóticas e 4 nativas. Em função do corte dessas árvores, em contrapartida serão plantadas 69 mudas de árvores nativas, preferencialmente frutíferas, no Parque Municipal Refúgio das Aves, no Jardim América, área de preservação permanente.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já iniciou o preparo da área para a realização do plantio compensatório, que deve ter início na próxima semana.