Cotidiano

Cidades do ABC Paulista vão adiantar feriado de Corpus Christi

publicado em 19 de maio de 2020 - Por BJD

Os prefeitos dos sete municípios que compõe o Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, decidiram nesta terça-feira, 19, enviar projetos de lei às câmaras municipais para antecipar o feriado de Corpus Christi para a próxima sexta-feira, 22. A decisão busca aumentar o isolamento social na região.

Na segunda-feira, 18, os vereadores da capital paulista aprovaram, em sessão extraordinária virtual, a autorização para que o Executivo antecipe feriados municipais devido à pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura definiu como novas datas para o Corpus Christi e Consciência Negra para as próximas quarta-feira, 20, e quinta-feira, 21.

A ação acontece em acordo com o governo estadual, que pretende antecipar para a próxima segunda-feira, 25, o feriado estadual da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho. A medida será votada pelos deputados estaduais nesta semana. Na sexta-feira, 22, a capital paulista e o governo estadual devem decretar ponto facultativo para o serviço público municipal e estadual, criando seis dias de feriado estendido.

O plano pretende criar recesso em vários dias para que o isolamento social ultrapasse os 55%. O índice de pessoas que permanece em casa só tem ultrapassado os 50% nos fins de semana.