Cotidiano

Ciclo de palestras sobre o autismo lota plenário da Câmara Municipal

publicado em 13 de abril de 2019 - Por BJD
Crédito: DCI

No último dia 4 de abril, a Câmara Municipal realizou um ciclo de palestras com foco na conscientização sobre o autismo.

O evento reuniu grande público em Plenário, além da participação de internautas, que acompanharam a transmissão ao vivo via redes sociais.

Organizado em parceria entre a Escola do Parlamento da Câmara e a vereadora Fabiana Alessandri, com apoio da Associação de Pais e Mães de Autistas de Bragança Paulista (Amadas) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPcD), o objetivo da noite foi informar sobre direitos da pessoa com deficiência, políticas públicas e a importância dos pais no tratamento do autista.

A vereadora Fabiana Alessandri, autora do projeto de lei que instituiu a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, foi quem abriu a noite, comentando a luta da ‘Amadas’ ao longo dos últimos anos. “Esta é a 5ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo que realizamos. Procuramos por meio deste evento chamar atenção para esta causa tão nobre. Com a semana buscamos um movimento de reflexão, para gerar a sensibilização e combater o preconceito e discriminação que, infelizmente, ainda existem. As pessoas precisam entender e respeitar o ser humano dentro do espectro autista. Lutamos para ampliar as medidas de inclusão social, de autonomia e que gerem oportunidades para nossos autistas”, disse.

A advogada Ligia Furquim iniciou as palestras, abordando os direitos das pessoas com deficiência. Na oportunidade ela citou descontos e isenções fiscais, informações sobre o atendimento preferencial e aposentadoria e benefícios. Em seguida, o diretor de Gestão das Políticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Paulo Renato Alves Guimarães, tratou de políticas públicas e como aplicá-las aos deficientes, usando como exemplo o trabalho desenvolvido em Campinas. Na cidade existem inúmeros projetos em andamento que visam a inclusão através do trabalho em conjunto com diversas secretarias municipais. A vereadora Fabiana Alessandri conheceu alguns deles e já fez moções e indicações ao Executivo, para que as ideias possam ser aproveitadas também por Bragança.

A enfermeira Ana Paula Miranda, gestora do blog ‘Nós e o Autismo’, encerrou a noite. Em uma palestra voltada à importância dos pais no tratamento, ela deu dicas de como lidar com o diagnóstico e foi incisiva em defender a capacidade de desenvolvimento do autista, desde que acompanhado da maneira correta. Mãe de gêmeos autistas, ela deixou uma mensagem de esperança e determinação aos presentes.