Cotidiano

Centro POP oferta serviços em prol da população em situação de vulnerabilidade

publicado em 15 de julho de 2020 - Por BJD

A Prefeitura tem desempenhado diversas ações e iniciativas pensando no bem-estar e na qualidade de vida da população bragantina, principalmente para aqueles que mais necessitam.

A Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), através do Centro POP, segue desenvolvendo ações para apoiar e auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Centro POP é um espaço público, que oferece serviços como acompanhamento psicossocial, encaminhamento a tratamento de saúde, inclusão em programas do Governo, direcionamento ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), emissão de 2ª via de documentos de identidade, além de banho e alimentação para pessoas em situação de rua. Além disso, no local os trabalhos são desenvolvidos fundamentalmente para o resgate dos vínculos familiares e interpessoais, bem como para assegurar a dignidade e garantir os direitos básicos de todo cidadão.

Durante o primeiro semestre deste ano foram realizados 1.088 atendimentos no Centro POP, assim como a oferta de 463 passagens de transporte para recambio de pessoas às suas cidades de origem. Também foram feitos 96 encaminhamentos para o Albergue Municipal, onde as pessoas encaminhadas pernoitam e recebem todo atendimento necessário.

Além de todos esses trabalhos, ainda foram realizados 53 encaminhamentos para a Saúde, reinclusão no mercado de trabalho, auxílio para retirar 2ª via de documentos de identidade e outros serviços. Outros serviços como a disponibilização de alimentação e higiene pessoal são oferecidos no espaço.

Regularmente é realizado no município a Abordagem Social, uma iniciativa da Semads que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), quando necessário. Através da ação, pessoas em situação de rua são abordadas, orientadas e encaminhadas aos serviços assistenciais como o Centro POP e Albergue Municipal. Neste período, onde as condições climáticas ficam amenas, a ação se intensifica e os indivíduos pernoitam, recebem alimentação adequada, banho e roupas limpas.

“O intuito da abordagem social é a identificação dos indivíduos e oferta de alternativas de convivência para construção de vínculos de confiança e aproximação das pessoas nestas condições.

O serviço é continuado e no Centro POP essas pessoas têm suas situações analisadas, recebendo o auxílio e apoio das equipes com profissionais comprometidos e qualificados, que prestam serviços essencialmente de forma humanizada”, informou a Prefeitura.

Diante da pandemia do Coronavírus, a preocupação e atenção com as pessoas em situação de rua foi redobrada.

Durante as abordagens, a Secretaria Municipal de Saúde, em uma articulação com o Centro POP, se mobilizou e realizou em 21 pessoas em situação de rua testes rápidos de Covid-19, mas todos testaram negativo para o vírus.
Todos esses atendimentos são gratuitos e assistidos pela Semads.

Para mais informações sobre os serviços assistenciais do município, o telefone da pasta é o (11) 4033-3065. O Centro POP está localizado na Avenida Dr. Adriano Marrey Júnior, 967, na Penha e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Já o Albergue Municipal Maranata atende 24h por dia e está localizado na Rua Vicente Sabella, 860, Darcilândia.

A equipe de apoio social realiza as abordagens sociais de segunda a sábado nos períodos da manhã, tarde e noite. Aos domingos, por conta da maioria das pessoas abordadas serem usuárias de drogas, que vão para determinados locais apenas para consumo de entorpecentes, a ação é realizada esporadicamente com o apoio da GCM mediante denúncias da população pelo telefone 153. Em caso de dúvidas, o telefone do Centro POP é o (11) 4032-6400 e o do Albergue Municipal Maranata é (11) 4032-2785.

Conversas no Facebook