Cotidiano

Carnaval 2020: No 4º critério de desempate, 9 de Julho é bicampeã

publicado em 26 de fevereiro de 2020 - Por BJD
Secom

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba 9 de Julho é bicampeão do Carnaval Bragantino. A agremiação obteve 269,00 pontos, a mesma pontuação que o segundo colocado, o Grêmio Recreativo Faculdade do Samba Dragão Imperial.

O 4º critério de desempate, o quesito harmonia, definiu o título para a escola do Taboão, que conquistou o 17º título para a sua galeria de troféus.

A disputa entre 9 de Julho e Dragão foi nota a nota. Ao final das leituras das notas da primeira cabine, a Dragão Imperial estava à frente por apenas 0,25 décimos. Ao final das notas da segunda cabine, ambas estavam empatadas.

A decisão foi na última nota e ambas somaram 269 pontos. Nos primeiro, segundo e terceiro critérios de desempate (comissão de frente, bateria e evolução, respectivamente) houve igualdade. A decisão foi no quarto critério, harmonia. A Dragão Imperial recebeu neste quesito duas notas 10 e um 9,50. Já a 9 de Julho recebeu dois 10 e um 9,75. A 9 de Julho levou à Passarela Chico Zamper o enredo “Sim, nós podemos”, contando a luta dos negros ao longo da história, que lutaram por direitos e se tornaram o orgulho da raça.

A Acadêmicos da Vila ficou em terceiro lugar com 267,75 pontos, e em último lugar ficou a Mocidade Julio de Mesquita, com 223,75 pontos. A agremiação perdeu 35,50 pontos por número insuficiente de componentes no desfile de sábado e também por não ter o carro abre-alas na terça-feira.

GRUPO DE ACESSO

No Grupo de Acesso, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Império Jovem superou a Sociedade Cultural Fraternidade e retorna à elite carnaval em 2021. Em 2019, a agremiação foi rebaixada.
As duas escolas perderam pontos. A Fraternidade perdeu 7,25 pontos por número de componentes. Já a Império Jovem estourou o tempo e perdeu 4 pontos.

A Império Jovem levou para a avenida o enredo “Do papel à realidade, criando alegrias”, uma homenagem aos integrantes da escola que conseguem tirar as ideias do papel e as transformam em realidade. Desde a abertura das notas, a Império Jovem esteve à frente da Sociedade Fraternidade e confirmou o título do Grupo de Acesso. A Império obteve 259,75 pontos, e a Fraternidade 256.

Desfile – 9 de Julho

Atual campeão do carnaval bragantino, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba 9 de Julho, foi a última agremiação a desfilar na Passarela Chico Zamper já na madrugada de segunda-feira, 24. Com o enredo “Sim, nós podemos”, a escola contou a luta dos negros ao longo da história, que lutaram por direitos e se tornaram o orgulho da raça negra. A escola apresentou sete alas e dois carros alegóricos.