Cotidiano

Campanha de Prevenção contra a Anemia Infecciosa Equina e o mormo

publicado em 1 de abril de 2022 - Por BJD
SECOM

A prevenção é a única medida contra as doenças

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, em parceria com a CATI e o EDA (Escritório de Defesa Agropecuária), vinculados ao Governo do Estado de São Paulo, promoverão neste mês de abril a campanha de prevenção contra a Anemia Infecciosa Equina (AIE) e o mormo.

 

Tratam-se de duas doenças de alto impacto sanitário e econômico, que têm ganhado destaque nos últimos meses devido à alta incidência na região. A AIE é causada por um vírus, que pode ser transmitido por meio de um vetor (mosquito) ou de secreções animais.

 

O mormo, por sua vez, é provocado pela bactéria Burkholderia mallei e a transmissão ocorre via secreções animais. Cabe destacar, ainda, que o mormo é uma zoonose, ou seja, ocorre a transmissão do animal para o homem. Em razão da gravidade de ambas as doenças, os animais acometidos devem ser sacrificados.

 

A prevenção é a única medida eficaz no combate a essas duas doenças. Assim, é de fundamental importância que o proprietário mantenha os animais saudáveis, até mesmo para a comprovação de exames negativos para fins de transporte e de participação em eventos agropecuários.


Para mais informações, a Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios fica no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), telefone (11) 4035-7670.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange