Cotidiano

Campanha de conscientização do Abril Verde

publicado em 26 de abril de 2022 - Por BJD
Arte: SECOM

Mês lembra as vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

Neste mês, da Campanha Abril Verde, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) e o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), vinculado à Secretaria Municipal de Administração de Bragança Paulista, prepararam ações de conscientização.

A campanha Abril Verde tem por objetivo orientar sobre a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O mês de abril foi escolhido por ter duas datas de grande relevância, dia 07 de abril, que é o Dia Mundial da Saúde, instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e dia 28 de abril, que é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). No Brasil, a Lei nº 11.121, de 2005, instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado no dia 28 de abril de cada ano.

O SESMT e a CIPA mantêm um trabalho constante de orientação e treinamento aos servidores municipais, e neste Abril Verde, intensificaram as ações. Houve a divulgação nas redes sociais de vídeo com orientações sobre o uso de EPI (equipamento de proteção individual) que é uma importante ferramenta para prevenção de acidentes de trabalho.

O SESMT realiza ações contínuas, como treinamentos em todas as secretarias, com vários assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalho, além de visitas aos diversos setores para verificar se todas as normas de segurança são seguidas. Também tem reforçado a importância do uso correto dos equipamentos e a conscientização de que os EPIs salvam vidas.

Cada servidor deve fazer a sua parte, e com ações seguras, pode-se prevenir acidentes. É fundamental que os servidores avaliem a tarefa a ser executada para identificar e eliminar os riscos, antes de iniciar o trabalho, criando assim uma cultura de segurança.

A campanha ressalta que a segurança e saúde no ambiente de trabalho é de responsabilidade de todos.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange