Cotidiano

Camerata Jovem de Campinas traz sucessos do rock ao Teatro Carlos Gomes

publicado em 13 de maio de 2022 - Por BJD
SECOM

Apresentação integra programação gratuita do Maio Cultural 2022

O Teatro Carlos Gomes recebe neste domingo, dia 15 de maio, às 19h, concerto da Camerata Jovem de Campinas. A apresentação reúne músicas de grandes bandas do rock dos anos 60, 70, 80 e 90, como Rolling Stones, Scorpions, Queen, Led Zeppelin, Metallica, Beatles e ABBA, em arranjos especiais para orquestra.

O grupo tem instrumentos típicos de orquestra, como violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo e piano, mas também incorporou instrumentos populares, como bateria, violão e guitarra, com o objetivo de romper o paradigma de que determinado instrumento só é adequado a um gênero.

O projeto denominado “Orquestra: Que Bicho é Esse?” é coordenado pelo maestro Moisés Cantos, diretor artístico da Seconda Prattica Coro e Orquestra e regente da Orquestra de Câmara da PUC-Campinas, que também conduz as apresentações da Camerata Jovem.

“Nós tomamos o cuidado de incluir no repertório algumas músicas em que o público poderá participar da apresentação. São músicas que podem agradar tanto os mais jovens quanto os mais velhos, um programa para pais e filhos”,disse o maestro.

Ingresso Solidário

Os visitantes são convidados a contribuir com o “ingresso solidário”, que consiste na doação de um agasalho em boas condições de uso. A troca deverá ser feita no dia da apresentação, a partir das 18h. Os itens arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade do Município, que distribuirá às entidades cadastradas no município.

A ação é resultado de aprovação no edital PROAC (Programa de Ação Cultural) expresso direto, fomento a projetos culturais financiados pela Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sobre a Camerata

A Camerata Jovem de Campinas é integrada por maioria jovem em processo de formação acadêmica ou por músicos já formados. O coletivo tem o objetivo de dar oportunidade a novos  artistas e prepará-los para o trabalho em orquestras do país. Atualmente, o grupo conta com 25 instrumentistas de cordas, piano, guitarra/violão, baixo elétrico e bateria, além de duas oboístas convidadas.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange