Cotidiano

Bragança Paulista ganha 1º Ecoponto para descarte de resíduos

publicado em 17 de agosto de 2020 - Por BJD
Local receberá descarte de materiais recicláveis, lixo eletrônico, pequenas quantidades de entulho, podas e volumosos, assim como coleta de óleo usado (SECOM)

Na manhã da última quinta-feira, 13 de agosto, a Prefeitura realizou a solenidade de entrega do primeiro Ecoponto da cidade, um local adequado para descarte e contenção para coleta seletiva.

Instalado em um espaço nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), o Ecoponto se apresenta como uma área de transbordo e triagem de pequeno porte, destinado à entrega voluntária de pequenas quantidades de resíduos de construção civil (até 5 m³), resíduos volumosos, verdes e materiais recicláveis integrantes do sistema público de limpeza urbana, inclusive dos programas de coleta seletiva – coleta de pequenas quantidades de entulhos, materiais recicláveis, lixo eletrônico, coleta de óleo usado, podas e volumosos.

Dividido em setores, o local conta com um galpão coberto, área administrativa com sanitários e espaço para descarte de baterias e eletrônicos, além de um container para coleta seletiva, estação para lavagem de rodas, estação para despejo de resíduos sólidos, triturador e composteira. A construção do Ecoponto faz parte de uma contrapartida ambiental.

“Uma obra importante, avaliada em cerca de R$ 250 mil, destinados por meio de uma contrapartida, ou seja, recursos que não saíram dos cofres públicos. É um espaço de suma importância para a população, um local específico e adequado para descartes”, declarou o vice-prefeito Amauri Sodré.

O deputado estadual Edmir Chedid esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância do Ecoponto para a cidade. “É um primeiro passo e uma grande iniciativa, tendo vista que a cidade tem muitos problemas com descarte irregular. Fico feliz em ver resultados como este no município. É essencial para o cuidado com meio ambiente e para conscientização da população”, disse.

“Até o presente momento a cidade não tinha um local para o recebimento de resíduos em geral. Este será o primeiro local do município para recebimento e triagem desses resíduos. Bragança Paulista é uma cidade grande, em pleno desenvolvimento, com muitas construções, era uma necessidade este Ecoponto e hoje finalmente temos”, salientou o secretário municipal de Meio Ambiente em exercício, Marcelo Alexandre Soares da Silva.

O Ecoponto é um espaço totalmente gratuito destinado a toda população bragantina, ou seja, qualquer cidadão pode se dirigir ao local e realizar descartes de pequena monta. Aos interessados, o Ecoponto está instalado nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, acesso pela Avenida Dr. Adriano Marrey Junior. Mais informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4033-1870 ou (11) 4034-6780.

Conversas no Facebook