Cotidiano

Bragança fecha 2020 com saldo positivo na geração de empregos

publicado em 10 de fevereiro de 2021 - Por BJD
O setor de indústria foi o segundo que mais gerou empregos em 2020 na cidade (Pixabay)

Mesmo em um ano marcado pela pandemia do Coronavírus, Bragança Paulista fechou 2020 com um saldo positivo de mais de mil postos de trabalho, percentualmente um dos maiores registrados no Estado de São Paulo e no Brasil.

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, a diferença entre admissões e demissões foi de 1.043 postos de trabalho, resultado superior ao de 2019, de 983.

O crescimento de Bragança Paulista foi 2,29%, maior que o registrado no Estado de São Paulo, que teve queda de 0,01%; e também maior que a do Brasil, que registrou um crescimento de 0,37%.

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos em 2020 no município, com um saldo de 629 vagas; seguido pela indústria, com 263 vagas.

No início da pandemia, em março de 2020, foram fechados 1.061 postos de trabalho, predominantemente nos setores de serviços e comércio.

A Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMGDEI), em parceria com o Governo do Estado, disponibilizou por meio do Banco do Povo e do DesenvolveSP, aproximadamente R$ 500 milhão em empréstimos e manteve o atendimento do Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) para agilizar e garantir o sustento das famílias pelo seguro-desemprego.

Em meados de julho, com da ações da Prefeitura e abertura gradual da economia, 1.634 pessoas foram contratadas, com predominância nos setores de serviços e indústria. A administração Jesus Chedid/Amauri Sodré, que comemorou a geração de empregos na cidade, espera melhores resultados com a lei recém-criada, o Programa Pró-Indústria e Pró-Emprego, que faz parte das ações do Plano de Governo 2021-2024.

A população também conta com o PAT, que oferece vagas de emprego conforme as demandas das empresas. Os candidatos aos cargos disponíveis recebem uma carta de encaminhamento para comparecer a entrevista de emprego com o contratante.

Conversas no Facebook