Cotidiano

Bragança em transformação Após recuperação financeira, Prefeitura investe em obras

publicado em 13 de março de 2020 - Por BJD
Restauração do Colégio São Luiz entrará na última fase

São inúmeros os investimentos e melhorias para a cidade com a política austera adotada na gestão do prefeito Jesus Chedid.

Esses investimentos somente são possíveis devido ao saneamento financeiro realizado, o pagamento das dívidas herdadas, a recuperação fiscal, a manutenção das certidões, o constante trabalho na obtenção de recursos federais e estaduais, a retomada da credibilidade do Município e seu status no rating (nota que as instituições de crédito atribuem a um possível credor de acordo com sua capacidade de pagar as dívidas, de extrema importância para aquisição de novos financiamentos), o que possibilitou a Prefeitura a realizar operações de crédito para a execução de novas obras em benefício à população.

Entre as grandes obras estão o Colégio São Luiz, que entrará na fase final de acabamento; e o Lago do Taboão, que está na primeira fase. Além disso, a Prefeitura segue com as obras emergenciais na Praça Chico Major, no Lavapés, e iniciou a reforma da Praça do Rosário.

COLÉGIO SÃO LUIZ

As obras de restauração do antigo Colégio São Luiz e futuro Centro Cultural entrarão na 4ª e última fase, que compreende mobílias, estrutura do teatro, tratamento acústico, equipamentos de som e áudio, sancas, molduras, luminárias, dispositivos de acessibilidade universal, telefonia e rede, entre outros. Cinco empresas participam do certame licitatório aberto pela Prefeitura. O prefeito Jesus Chedid externou por diversas ocasiões o desejo de inaugurar o Centro Cultural até o final deste ano.

LAGO DO TABOÃO

A revitalização do entorno do Lago do Taboão é uma obra que está sendo executada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Primeira fase das obras no Lago do Taboão contempla diversos serviços

A fase 1 contempla a implantação de ciclovia no entorno do Lago, alargamento dos passeios/calçadas, sistema de iluminação LED, revitalização da Arena de eventos, revitalização do paisagismo, entre outros serviços.

LAVAPÉS

As obras na Praça Chico Major seguem em ritmo acelerado. Conforme já noticiado pelo Bragança-Jornal, a nova canalização irá duplicar a capacidade de vazão da água naquela área. A canalização antiga foi feita de pedra e laje e essas pedras estavam cedendo. A Prefeitura irá substituir esse sistema por aduelas de concreto e aumentar a seção de canalização do rio. Foram adquiridas 155 aduelas em concreto, dos modelos fechadas e do tipo L, nas dimensões: 2,5 x 2,5; 3,5 x 2,5; e 4,0 x 2,5.

PRAÇA DO ROSÁRIO

Há anos sem receber qualquer melhoria e localizada em ponto importante da cidade, a Praça Princesa Isabel, conhecida como Praça do Rosário, no Centro, começou a ser reformada. A obra contempla a substituição do piso de concreto por um piso intertravado similar ao que está sendo instalado no Lago do Taboão, que permite melhor drenagem de água, assim como bancos feitos em concreto para evitar atos de vandalismo.

A obra ainda contará com paisagismo, arborização, iluminação nova com lâmpadas led, construção de um novo abrigo de táxi, entre outros serviços.