Cotidiano

Banda bragantina “Hey, Charles!” concorre à abertura do Lollapalooza 2020

publicado em 7 de fevereiro de 2020 - Por BJD
Votação classificatória para a próxima fase segue até 8 de março e pode ser feita pelo site da 89FM (Divulgação)

Para quem é do mundo da música, tocar no Lollapalooza é uma grande oportunidade e ela não está tão distante para a banda “Hey, Charles!”.

Trata-se de um concurso realizado pela a 89FM, a Rádio Rock, que promete levar uma banda para fazer a abertura do festival deste ano, que será em 3 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A classificação da banda para a próxima fase depende do voto popular, que ficará disponível no site da rádio até o dia 8 de março.

“Mais que um show, uma experiência”. É assim que a “Hey, Charles!” classifica seu show. Com a missão de levar adiante um Rock n’ Roll original e divertido, a banda foi selecionada para o concurso “Temos Vagas – Lollapalooza”, da 89FM, a Rádio Rock. Mas, para alcançar o tão almejado prêmio e ser a primeira banda a se apresentar em um dos mais influentes festivais de música alternativa, é preciso passar por duas fases eliminatórias. A primeira, a votação popular e a segunda, a avaliação de uma comissão julgadora.

Hey ho, let’s go!

Criada em 2014, com a ideia de produzir releituras atuais de Roberto & Erasmo Carlos, a banda reconhece como sua essência, acima de tudo, a amizade e a cumplicidade, como afirma João Soares Souza Lima Junior, um dos integrantes da banda.

João Lima, conhecido médico gastroenterologista em Bragança, afirma que o Rock n’ Roll desde sempre foi sua válvula de escape. “Eu, assim como todos os membros da banda, tenho uma carreira altamente técnica, de muito trabalho e concentração. Além do considerável nível de estresse no dia a dia, ela exige constante atualização. Por isso, a banda é mais que um hobby, mas uma segunda carreira e um ponto de equilíbrio. O melhor é que vejo em meus companheiros este mesmo sentimento”, comenta.

Com cinco integrantes, formação que permanece desde a criação da banda, a “Hey Charles” é composta por: Alini Reis (vocal), João Lima (guitarra, teclado, sax, backing vocal), Luiz Viu (baixo, backing vocal), Omar Sabbag (vocal, guitarra solo) e Paulo César “Kazu” Chiarion (bateria). “Nem todos nasceram em Bragança, mas certamente somos todos bragantinos de coração. Moramos e trabalhamos entre Bragança e São Paulo”, conta João Lima.
Sobre o concurso

O concurso idealizado pela rádio 89FM, a Rádio Rock, tem como objetivo destacar artistas com músicas autorais, sendo esse um dos pré-requisitos para a inscrição. Em caso de banda, os autores da música devem necessariamente ser um dos integrantes, não sendo permitidas composições apenas instrumentais. A música inscrita pela “Hey Charles” foi “Perto das Estrelas”, composta por Alini.

Esta foi a primeira música autoral da banda, “a que deu coragem para que outras aparecessem”, conta Lima, que descreve ainda que todos trabalharam juntos nos arranjos, como de costume nas composições de cada um dos autores da banda. “‘Perto das Estrelas’ fala de desassossego, inconformismo e a busca constante das nossas aspirações e dos nossos sonhos, bem sugestivo para o que buscamos, ‘o céu é o limite’”, destaca Lima a respeito da música inscrita no concurso. A banda tem quatro músicas produzidas e outras sete em produção, que devem formar o trabalho “Hey, Charles! #1”.

A votação classificatória é realizada online e segue até o dia 8 de março. Para votar na “Hey Charles”, é preciso fazer login no Facebook, acessar o site: www.radiorock.com.br/temosvagas, e clicar na letra “H”, procurar pela banda “Hey Charles” e clicar no botão “votar”, logo abaixo da descrição e foto da banda. Nesta página, também é possível conhecer um pouco mais do trabalho deles, suas redes sociais e conferir a música inscrita no concurso.

De acordo com o regulamento, serão classificadas 50 bandas e o resultado da votação será publicado à 00h do dia 10 de março. Elas serão analisadas por uma comissão julgadora, composta pela rádio 89FM e pela Time for Fun, e o resultado oficial será divulgado no dia 16 de março, às 18h. A banda vencedora do concurso será a banda de abertura de show do festival Lollapalooza, no dia 3 de abril.

Sobre o trabalho desenvolvido pela “Hey Charles”, Lima acredita que o diferencial da banda é a originalidade. “Evoluir para composições próprias foi questão de tempo e maturidade musical. Tudo com uma animação muito peculiar, procurando fazer do público parte ativa do show”, diz.

Quando questionado sobre o porquê a banda merece estar no Lolapalooza, Lima reforça: “Porque eu acredito na banda, nas nossas músicas, no Rock n’ Roll e em todo o trabalho que estamos desenvolvendo ao longo de anos”, e faz um convite: “Confira ‘Perto das Estrelas’ e nossas outras composições, ou assista um de nossos shows, e entenderá o que quero dizer. Enquanto isso, deixe seu voto no site da 89FM – a Rádio Rock”.

A nona edição do Lollapalooza acontece nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2020, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. De acordo com o jornal ‘O Globo’, a edição do ano passado reuniu 246 mil pessoas (78 mil na sexta, 92 mil no sábado e 76 mil no domingo).