Cotidiano

Aumenta o coro

publicado em 27 de fevereiro de 2019 - Por BJD

Nas suas últimas duas edições, o Bragança-Jornal se posicionou sobre a necessidade de a Prefeitura rever o trajeto do tradicional desfile de blocos que anualmente acontece nas ruas centrais da cidade e o levar para um local com maior infraestrutura, como é o caso do Sambódromo, na Passarela Chico Zamper.

Na terça-feira, 26, durante a sessão ordinária da Câmara, o vereador Marcus Valle afirmou que “o desfile de blocos é um sucesso absoluto, no entanto, o itinerário precisa ser mudado, pois você tem nesse itinerário edificações residenciais, prestação de serviços, ruas estreitas, fiação baixa – o Bragança-Jornal fez manifestações nesse sentido: favorável ao sucesso e registrando as reclamações”, pontuou o vereador. “Se mudar o itinerário, não vai prejudicar o público”, completou.

Durante a fala de Marcus, o vereador Claudio Moreno, em aparte, disse que a não se pode “destruir” essas tradições. “Na década de 80 a maioria dos moradores eram bragantinos natos, hoje não é mais. A partir do momento que a gente começa, só porque um ou outro tradicional reclama do xixi que fizeram na calçada, mudar o itinerário?”, contestou Claudio.

“Mudar o itinerário não muda a tradição. A tradição não é o itinerário”, finalizou Marcus.

Outro expoente que declarou mesma opinião que Marcus Valle foi o bispo dom Sérgio Aparecido Colombo. Nesta quarta-feira, 27, o bispo afirmou que não é contra o carnaval, mas que precisava pensar num novo itinerário e sugeriu também a Passarela como alternativa. “Eu estava na Catedral quanto começou aquele barulho. As paredes da Igreja tremiam”, disse d. Sérgio.

N.R. – Desde domingo, 24, após o encerramento do desfile, o Bragança-Jornal tem recebido inúmeras reclamações sobre os incidentes de centenas de pessoas que fizeram xixi nas residências, garagens, etc. Não foi “uma ou outra reclamação” como disse Claudio Moreno, foram várias. Nas redes sociais até vídeos de mulheres baixando as calças para fazer xixi na rua foram divulgados.

O Bragança-Jornal respeita as opiniões divergentes, mas reitera sua posição: o carnaval de blocos de Bragança Paulista é um sucesso inquestionável, no entanto, está na hora de a Prefeitura rever o trajeto do desfile de blocos e utilizar a estrutura que já possui, que é a Passarela Chico Zamper, com amplo espaço para esse tipo de evento, como já é utilizado, por exemplo, na Parada Gay.