Cotidiano

Atendimento a moradores de rua é mantido

publicado em 27 de março de 2020 - Por BJD
Foto: Arquivo Bragança Jornal

Pessoas em situação de rua em Bragança Paulista continuam sendo atendidos pela Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads) normalmente nessa época de crise provocada pelo Coronavírus.

“Bragança mantém o atendimento às Pessoas em Situação de Rua através da Abordagem Social nas ruas, Centro Pop e Abrigo no Albergue Municipal Maranata. A Abordagem leva as pessoas que aceitam o atendimento até o Centro Pop para banho, café, entrevista social, contato com familiares e passagens quando solicitado. Caso seja necessário, encaminhamos para o Albergue Maranata para prosseguir com as demais providências de cada caso.

Estamos tomando todas as medidas para atendimento de acordo com as orientações e protocolos da Saúde. Todo esse trabalho tem como objetivo a proteção social aos mais vulneráveis, mesmo neste momento de pandemia, justamente para oferecer a proteção social através dos serviços da Semads”, detalhou a secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Margareth Alvarenga.

O Bragança-Jornal questionou a secretária sobre o atendimento no restaurante popular, que foi suspenso. “O Restaurante Popular Santo Agostinho não pertence à Prefeitura. Possivelmente, essa interrupção seja por questões de saúde pública que vivenciamos. Segundo informações, o Restaurante Popular só oferecia o almoço aos seus usuários”.

“Neste momento, a Semads está avaliando e cadastrando famílias e pessoas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que estão em situação ausência de renda devido à pandemia do Covid19, para auxílio emergencial com alimentos, conforme previsto nas legislações, avaliação esta realizada pelas equipes de referência dos serviços”, explicou.

As famílias nestas condições devem procurar atendimento junto aos CRAS mais perto de sua residência. O agendamento pode ser feito por telefone ou de forma presencial. Bragança Paulista conta com quatro unidades: CRAS Anchieta, Rua Roberto de Melo Tucunduva, s/n, (11) 4035-3067; CRAS Santa Libânia, Rua Santa Cruz, 1197, (11) 4034-5461; CRAS Águas Claras, Rua Benedito Luiz Afonso, 180, (11) 4031-3176; e CRAS Dr. Jacintho Soares Souza Lima, Rua Amazonas, 480, Parque dos Estados, (11) 4031-6321.