Cotidiano

Ases divulga atividades realizadas em 2020

publicado em 19 de fevereiro de 2021 - Por BJD
Os serviços de manutenção realizados na sede da Ases, no Centro, foram feitos com recursos oriundos da premiação da entidade como Ponto de Cultura (Divulgação)

Um ano após a paralisação das reuniões mensais presenciais por conta da pandemia do Covid 19, a Associação dos Escritores de Bragança Paulista (ASES) realizou um levantamento das ações realizadas no ano de 2020 e início de 2021.

Reforma

A diretoria do biênio 2020-2022, presidida por Fábio Siqueira do Amaral, em sua única reunião presencial após assumir o cargo, em março do ano passado, definiu a reforma da sede.

Neste mês de aniversário de fundação, com a coordenação de Joarez de Oliveira Preto, diretor de patrimônio; da diretora financeira, Maria Cristina Cacossi Capodeferro; e da diretora de biblioteca, Silvana Cardoso de Almeida; estão praticamente terminadas as melhorias no espaço interno da sede. Segundo a entidade foram retirados móveis e objetos inservíveis, bem como a divisória interna para reorganização do espaço físico.

Também foi feita a troca da cobertura dos toldos, pintura externa e interna do prédio, a aquisição de novas estantes e a atualização do inventário do acervo da biblioteca, utilizando aplicativos mais modernos.

Outra proposta do atual presidente Fábio, que também foi concretizada, foi a adaptação e organização do piso superior com um sistema de home theater para, num futuro próximo, acontecer no local a exibição de filmes.

Ações

As reuniões mensais, de maneira remota, continuaram normalmente. A diretora de eventos, Henriette Effenberger, organizou a próxima Antologia da ASES, desta vez com o tema Cartas. A ação, que já está em fase de orçamento, deve ser lançada no segundo semestre deste ano.

Em novembro do ano passado, para o Natal, a diretora de eventos Henriette junto com a bibliotecária e artesã Silvana e a escritora e artesã Laura Lanfort, sua filha, também associada da entidade, organizaram uma Árvore de Natal estilizada, contendo em cada estrela de papel dourado uma trova ou pequeno poema criado pelos escritores para celebrar o nascimento de Jesus. A árvore ficou exposta para visitação no pátio do Paço Municipal.

ASES 29 anos

A instituição irá comemorar 29 anos de fundação na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, a caminho das comemorações das Bodas de Pérola no ano de 2022. Mesmo num ano totalmente atípico, num normal essencialmente ligado à tecnologia, os escritores da Ases continuaram participando de diversos concursos literários nacionais e internacionais e recebendo premiações, o que demonstra a importância do trabalho de incentivo literário que a Associação de Escritores de Bragança Paulista faz na cidade há quase três quase três décadas.

Conversas no Facebook