Cotidiano

Alunos do IFSP de Bragança promovem manifestações contra cortes de verbas do governo federal

publicado em 14 de maio de 2019 - Por BJD
Em 2016, alunos do IF também fizeram protesto contra a PEC 241, que limitava gastos na Educação (Arquivo: BJD)

Nesta quarta-feira, 15 de maio, alunos do Instituto Federal São Paulo (IFSP) farão manifestações contra o corte de verbas anunciado pelo Governo Federal pode comprometer as atividades das 36 unidades do estado, incluindo a de Bragança Paulista.
Segundo informações dos estudantes que procuraram a reportagem do Bragança-Jornal, às 8h00 haverá uma roda de conversa sobre o tema. Às 9h00 haverá um café coletivo e às 9h30 os alunos irão preparar cartazes e faixas para a caminhada que está prevista para começar às 10h30.

Os alunos deverão sair pela Rua Sergipe, no Jardim São Miguel, acessar a Rodovia Capitão Barduíno e seguir pelas avenidas Plínio Salgado, Imigrantes até a Praça 9 de Julho, acessar a Avenida Dom Pedro I e em seguida a Avenida Pires Pimentel, quando pararão em frente à Prefeitura.

A Polícia Militar foi solicitada para acompanhar a manifestação. Às 14h30 haverá uma plenária de trabalhadores e estudantes para preparar novas ações.

No dia 30 de abril, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que o bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais vai valer para todas as universidades e todos os institutos. Segundo o MEC, “trata-se de um bloqueio que foi feito de forma preventiva para o segundo semestre deste ano”.

Ao Bragança-Jornal, a reitoria do IFSP disse que “o bloqueio de 30% do recurso gera um impacto, se mantido até o final do exercício, correspondente a R$ 35 milhões no orçamento. Esta ação poderá comprometer a execução das atividades planejadas de ensino, pesquisa e extensão dos nossos 36 campus, para o segundo semestre”, afirmou.