Cotidiano

Aduelas começam a chegar para a canalização do ribeirão na Praça Chico Major

publicado em 14 de fevereiro de 2020 - Por BJD
Na tarde de quinta-feira, 13, parte das aduelas eram descarregadas na Praça Chico Major (Gerson Gomes/Bragança-Jornal)

Na última quinta-feira, 13 de fevereiro, a Prefeitura recebeu parte das 155 aduelas de concreto que serão utilizadas para a canalização do Ribeirão do Lavapés, no trecho da Praça Chico Major, no Bairro do Lavapés.

Conforme já noticiado pelo Bragança-Jornal, a nova canalização irá duplicar a capacidade de vazão da água naquela área.

Segundo o secretário municipal de Obras, André Monteiro, os serviços estão dentro do cronograma estipulado. “A Secretaria Municipal de Serviços está implantando uma tubulação paralela onde será a galeria, uma espécie de desvio provisório do rio enquanto fazemos a colocação das aduelas”. De acordo com o secretário, é necessário secar o fundo para fazer a base de brita para depois colocar as aduelas.

A canalização antiga foi feita de pedra e laje e essas pedras estavam cedendo. A Prefeitura irá substituir esse sistema por aduelas de concreto e aumentar a seção de canalização do rio. Foram adquiridas 155 aduelas em concreto, dos modelos fechadas e do tipo L, nas dimensões: 2,5×2,5; 3,5×2,5; e 4,0×2,5.

A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados o quanto antes, para a liberação da Avenida dos Imigrantes no sentido Lavapés/Taboão.

Conforme explicou o secretário, o canal do ribeirão que fica sob a rotatória não será fechado. “Antes tínhamos apenas um poço de inspeção, agora o canal será mais longo, pois não há necessidade de fechar em cima de uma rotatória”, afirmou.

A obra de caráter emergencial se fez necessária, pois a estrutura local estava em processo de falência, tendo em vista ser construção muito antiga. Havia depressões no entorno da rotatória, as pedras de sustentação e os pilares ruíram, causando a obstrução e comprometendo a vazão do Ribeirão Lavapés, que passa por baixo da praça.