Cotidiano

Ações sobre segurança no trânsito são realizadas nas escolas

publicado em 25 de maio de 2018 - Por BJD
Alunos da E. M. Dr Jorge Tibiriçá recebem palestra sobre Segurança no Trânsito

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, tem realizado palestras em escolas sobre Segurança no Trânsito, como parte das ações do Maio Amarelo, movimento mundial que alerta a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A primeira escola visitada foi a E M Dr. Jorge Tibiriçá, para alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental na última terça-feira, 22.

O palestrante Edson Carlos Ribeiro, agente de trânsito, ofereceu aos alunos orientações através de vídeo e conversas sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de segurança no trânsito e praticar atos de cidadania, como atravessar sempre na faixa de pedestres, utilizar cinto de segurança, manter crianças no banco de trás e utilizar cadeirinhas, não atravessar ruas correndo e sem os devidos cuidados, sempre ao lado dos pais ou responsável entre outros assuntos relacionados à prevenção.

Estiveram presentes o secretário municipal de Mobilidade Urbana Manoel Botelho, a diretora-substituta Silvana Tafuri Franco, a vice-diretora Rosangela Aparecida de Castro Moraes, a supervisora da Secretaria Municipal de Educação Mirian Aparecida Cintra, a inspetora de Trânsito Terezinha Silveira Eufrosino, e a servidora da Secretaria de Mobilidade Urbana Rogéria Gonçalves.

Para a diretora Silvana, a palestra foi objetiva e os alunos puderam aprender sobre a mobilidade urbana segura. Ela acredita que com isso, levarão conhecimento aos seus pais. “Os alunos puderam dialogar com o agente de segurança e ouvimos relatos das crianças sobre as infrações de trânsito que eles percebem nos condutores de veículos na própria família, como avançar a faixa de pedestre, passar sinal vermelho, entre outros.

Com certeza conversarão com seus pais, inclusive cobrando para que não cometam estes abusos, e tiveram também a oportunidade de ficar mais próximos aos agentes de trânsito, que no dia a dia procuram oferecer mais segurança aos alunos nas portas das escolas”, concluiu a diretora.

“Além das atividades curriculares da Secretaria Municipal de Educação que divulga os trabalhos sobre a Segurança no Trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana reforça as orientações com palestras em algumas escolas do município. Pretendemos criar um Núcleo de Educação e vários cursos de formação de professores com materiais pedagógicos de ações e educação para o trânsito que são disponibilizados pelo Detran-SP e pretendemos ter essas ações durante o ano todo nas escolas municipais.” afirmou Botelho.