Cotidiano

Ação de Graças será realizada de forma virtual neste ano

publicado em 20 de novembro de 2020 - Por BJD
A 12ª edição do Dia Nacional de Ação de Graças, realizada em 2019, reuniu autoridades religiosas no salão social da Cripta da Catedral (Arquivo Bragança-Jornal)

No próximo dia 26 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Ação de Graças. Todos os anos esse evento reúne diversas autoridades religiosas e membros de suas respectivas comunidades de fé. Mas em 2020, devido à pandemia, o evento será realizado de forma virtual.

Para celebrar a data, foi organizada a Semana Inter-Religiosa de Ação de Graças, que começou nesta sexta-feira, 20, e se encerra no dia 26 de novembro. Segundo o assessor do grupo para Dimensão do Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da Diocese de Bragança Paulista, Padre José Antonio Boareto, serão realizadas lives todas as noites.

O tema da Semana Inter-Religiosa de Ação de Graças será “Todos Irmãos!” e o lema “A vida é arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida!”. As lives serão transmitidas às 19h30 na página do facebook da diocese de Bragança Paulista (facebook.com/diocesebragancapaulista).

Segundo a programação, na sexta-feira, 20, foi entrevistado o bispo Diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo (representante da Igreja Católica); neste sábado, 21, Pai Bill (representante do Candomblé); dia 22, domingo, Dai Aline (representante do Islamismo); dia 23, segunda-feira, Reverendo Roberto (representante da Igreja Presbiteriana Unida); dia 24, terça-feira, Monge Enjo (representante do Budismo); dia 25, quarta-feira, Ialorixá Tânia (representante do Candomblé); e dia 26, sexta-feira, será apresentando um vídeo com mensagens de todas as lideranças.

“Durante esses dias, as pessoas poderão conhecer as histórias dos líderes religiosos que procuram, a partir da sua fé, viver o sentido profundo da fraternidade. Somos filhos e filhas do Pai de todos e todas, pois somos todos irmãos e irmãs. Que o Senhor nos dê a graça do encontro para que diminua entre nós os desencontros da vida”, afirmou padre José Boareto.

O Dia de Ação de Graças foi escolhido pelos primeiros cristãos protestantes dos Estados Unidos como o dia para agradecer a Deus, inclusive a data é feriado nacional naquele país. Aqui no Brasil não há a tradição de comemorar esse dia, apesar da data ser instituída pela Lei 781, de 17 de agosto de 1949, que crava a quarta quinta-feira de novembro para a comemoração. Em Bragança Paulista, tradicionalmente a data é celebrada para difundir o diálogo inter-religioso.

Conversas no Facebook