Cotidiano

Abelhas invadem praças centrais e provocam incidentes

publicado em 13 de março de 2020 - Por BJD
Gerson Gomes/Bragança-Jornal

Há cerca de duas semanas que frequentadores das praças centrais Raul Leme e José Bonifácio reclamam do grande número de abelhas. Elas já invadiram estabelecimentos comerciais e causaram alguns incidentes.

Na última semana, o vereador Marcus Valle relatou a situação à redação do Bragança-Jornal. “Eu estava num café, as atendentes me contaram e constatei um número grande de abelhas, do tipo italiana, aquelas amarelas e pretas, que são pouco agressivas”, afirmou.

A reportagem constatou o fato. Segundo a supervisora do café localizado na praça, Ingrid Reina Silva, as abelhas invadiram o estabelecimento e ela inclusive já foi picada, assim como clientes. “Já entrei em contato com a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente. Sabemos da importância delas para a natureza, mas precisamos nos proteger também”, disse.

O proprietário da banca do Pardal, Sérgio Spadim, convive com as abelhas em meio aos doces. Ele afirmou que nesta semana o número dos insetos diminuiu, mas elas sempre aparecem por lá.

Em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, a pasta informou que já foi consultada com relação ao caso.

“Compete à Secretaria do Meio Ambiente tão somente a proteção de espécies de abelhas da fauna brasileira, que são protegidas por lei e também por sua inquestionável importância na polinização. Caso haja necessidade, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado”, finalizou.